Urbanista propõe modelo de cruzamento seguro para carros, bicicletas e pedestres
02/04/2014
Apresentado há seis meses, projeto de iluminação da UFSC não saiu do papel
02/04/2014

Fatma inaugura nesta quarta-feira a trilha ecológica do Rio Vermelho

A Capital conta com mais uma atração para os que gostam de contato direto com a natureza. A Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) inaugura hoje, às 9h, a Trilha Ecológica do Rio Vermelho, que fica no Parque Estadual do Rio Vermelho, no Leste da Capital. O percurso, com um quilômetro de extensão, é acessível para cadeirantes através de deques de madeira, e ainda conta com monitores bilíngues. O acesso é gratuito.

A trilha também tem 16 viveiros com mais de 150 animais silvestres de 35 espécies da fauna catarinense, entre eles macacos, jabutis, papagaios e pumas. Esses animais abrigados nos viveiros em torno da trilha vieram do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), gerenciado pela Polícia Militar Ambiental.

De acordo com a Fatma, os bichos não podem retornar ao habitat natural por apresentarem alguma deficiência física. “Queremos mostrar às pessoas a importância de cuidar dos animais, para que eles possam viver no seu habitat natural sem problemas”, relatou Gean Loureiro, presidente da Fatma.

Depois de instalados nos viveiros, os animais precisarão de 40 dias para adaptação no local. Por isso, as visitações para o público, após a inauguração, poderão acontecer somente a partir do dia 15 de maio.

Os visitantes que passarem pelos viveiros na trilha ecológica também terão a oportunidade de entrar em um deles, onde vivem os animais mais mansos, que estão acostumados a interagir diretamente com os humanos. O passeio ecológico também conta com um mirante que proporciona uma visão panorâmica da Ilha, com vista para a Lagoa da Conceição e parte do Parque Estadual do Rio Vermelho.

ENTREVISTA: Gean Loureiro, presidente da Fatma

O senhor acredita que o parque é um diferencial por quais motivos?

Estamos quebrando o paradigma de que as unidades de conservação são ambientes fechados para o público. Elas são fontes de pesquisa e também oportunidade de educação ambiental: só protege quem conhece.

O contato direto de seres humanos com a natureza pode proporcionar melhora na qualidade de vida?

Ter um ambiente voltado à natureza, identificando características da nossa fauna e flora é de extrema importância. Melhora a qualidade de vida porque nos deixa mais felizes e também proporciona consciência ambiental. As pessoas defendem com mais propriedade quando conhecem profundamente sobre o assunto. A trilha também terá permanentemente monitores bilíngues, e desta forma atingiremos mais pessoas.

Existem outros projetos da Fatma na área ambiental?

Existem diversos. Estamos realizando um trabalho efetivo referente nas unidades de conservação. Também reabrimos recentemente o camping do Rio Vermelho, que ganhou destaque mundial por meio de revistas de turismo. Estamos trabalhando também em um projeto de horto florestal, na região leste da Ilha. Já temos um projeto aprovado pelo Ministério Público de educação ambiental, disciplina que será oferecida extracurricular em 20 escolas da Grande Florianópolis neste primeiro momento – o curso tem duração de quatro meses. Também instauramos e estamos trabalhando no projeto Ecônibus, um atrativo itinerante que percorre diversos municípios catarinenses, distribuindo materiais de educação ambiental e exibindo filmes 3D – atualmente o ônibus está em São Miguel do Oeste.

De que maneira esses projetos qualificam Santa Catarina no setor de turismo?

Ganhamos cada vez mais credibilidade nacional referente a esses projetos ambientais. Estamos reposicionando de maneira mais positiva nossos recursos e belezas naturais, o que é um incentivo e atrativo para o turismo nacional, regional e local.

Há outras trilhas ecológicas semelhantes na Capital?

Não existe nenhuma com todas essas características, inclusive ouso dizer que somos a única no Brasil. Existe uma parecida em Foz do Iguaçu, mas são animais criados permanentemente em cativeiros.

Pessoalmente, o senhor gosta de fazer trilhas?

Apesar da minha limitação física por causa do acidente que sofri no ano passado, minhas filhas me ‘intimidam’ para esses passeios. É de extrema importância este contato com a natureza. Gostamos muito de visitar o projeto Tamar, por exemplo.

( Notícias do Dia Online, 02/04/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *