A trilha e os astros da natureza
02/04/2014
Fórum Acatmar destaca ações para incrementar o setor
02/04/2014

Conferência Municipal de Cultura começa nesta quarta-feira

A Secretaria de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, realiza a partir da noite desta quarta-feira, 2, a 5ª Conferência Municipal de Cultura com o intuito de dar continuidade à discussão pública acerca da construção de uma política municipal para a área. A abertura do evento acontece às 19h, no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a presença do prefeito em exercício, João Amin; do secretário de Cultura, Luiz Ekke Moukarzel; do presidente da Câmara Municipal, vereador César Faria, e do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara, vereador Vanderlei Farias. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Após o início da Conferência que tem por tema “Sistema Municipal de Cultura”, aberta a todos interessados, haverá palestra do Coordenador Geral de Monitoramento de Informações Culturais de Ministério da Cultura, Geraldo Luiz Horta de Alvarenga Júnior. Ele falará sobre “Sistema Nacional de Informações de Indicadores Culturais”, às 20 hs.

Em 2014, a 5ª Conferência Municipal de Cultura pretende avaliar os avanços obtidos desde o início dos debates em torno do assunto em 2009. De lá para cá, foram institucionalizados importantes componentes do Sistema Municipal de Cultura da capital catarinense. Exemplo disso foi a efetivação do Conselho Municipal de Política Cultural; a criação do Fundo Municipal de Cultura; o lançamento dos primeiros editais do Fundo Municipal de Cultura; a elaboração do Plano Municipal de Cultura, e a criação de uma secretaria exclusiva para a Cultura, o que ocorreu no ano passado.

Além disso, o evento vai tratar das dificuldades encontradas nesse processo. E assim, ampliar o diálogo, compartilhar ideias, definir estratégias e somar esforços com vistas a garantir uma gestão cultural embasada numa política pública estruturante, continuada, inclusiva e conectada com os anseios da sociedade.

Programação

Durante a manhã e tarde de quinta-feira, 3, mesas-redondas vão debater a Implementação do Sistema Municipal de Cultura, a Produção Simbólica e Diversidade Cultural, a Cidadania e Direitos Culturais, e a Cultura e Desenvolvimento.

Já no início da tarde de sexta-feira, 4, serão votadas moções baseadas nas discussões sobre os eixos a serem encaminhadas a autoridades públicas. E, um pouco mais tarde, eleitos os 15 novos representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho Municipal de Cultural ao lado dos membros indicados pelo poder público, pelo mandato de um ano – em vez de dois, como de costume – a fim de alinhá-lo ao do Conselho Federal de Cultura.

( Deolhonailha, 02/04/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *