Chuva ou apagão
02/04/2014
Conferência Municipal de Cultura começa nesta quarta-feira
02/04/2014

A trilha e os astros da natureza

(Por Gean Loureiro*, DC, 02/04/2014)

Existe uma máxima na qual acreditamos e que tem funcionado muito bem: a de que só preserva quem conhece. Por isso, temos trabalhado cada vez mais nas estruturas das Unidades de Conservação do Estado. Em Florianópolis temos um exemplo bem conhecido no Rio Vermelho, onde o camping reaberto no final de 2013 tornou-se referência em SC e destaque até mesmo em revista de circulação nacional. O parque ficou mais movimentado e, consequentemente, mais seguro: uma nova ferramenta para preservação e educação ambiental.

Em complemento ao camping, outro atrativo vai mudar a vida do parque: a Trilha Ecológica do Rio Vermelho, uma espécie de zoológico no meio da floresta. A estrutura, que será inaugurada no início deste mês, tem um quilômetro de deques acessível para cadeirantes e, no entorno, viveiros com animais silvestres. Crianças, famílias, turistas vão conhecer nossa fauna e flora, uma conquista para educação ambiental e ecoturismo.

Há um detalhe que faz a diferença na nossa trilha: os viveiros abrigarão animais especiais. Macacos, araras, jabutis e outros bichos salvos e recuperados pela nossa triagem serão os astros do local, animais que não podem voltar ao habitat natural por limitações físicas. O “especiais” a que me refiro é de coragem, pois mesmo com todas essas limitações e por não entenderem o porquê dos maus-tratos contra si, ainda resiste neles a vontade de viver.

Na inauguração os visitantes vão poder acompanhar a transferência de alguns animais, depois vão curtir um passeio acompanhado por monitores. A garantia é de sair de lá amando a natureza e respeitando todo ser vivo.

Importante saber que, depois da inauguração, a trilha permanecerá fechada por um mês para adaptação dos animais. A visitação será sempre gratuita. Eles esperam por vocês, a trilha e os astros.

*GEAN LOUREIRO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE SC (FATMA). MORADOR DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *