Florianópolis tem a cesta mais cara
12/03/2014
Pronatec é lançado com previsão de 3 mil vagas
13/03/2014

Redução de gases do efeito estufa é debatida em Workshop na ALESC

Termina hoje 13 o Workshop Boas Práticas para Mitigação e Redução das Emissões de Metano, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina ALESC. O evento é promovido pela Global Methane Initiative GMI/EPA/USA em conjunto com a Fundação do Meio Ambiente FATMA, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural Epagri e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina FAPESC.

No evento que tem duração de dois dias foi debatida a redução das emissões de metano, como oportunidades para aproveitamento e mitigação na agricultura e pecuária intensiva, no tratamento de efluentes e nos resíduos sólidos urbanos.

O deputado Neodi Saretta, que representou a ALESC na abertura do evento, citou as mudanças significativas ocorridas em Santa Catarina nos últimos anos, que visam melhorias para o Meio Ambiente, como a criação dos aterros sanitários para acabar com os lixões. No entanto o parlamentar reconhece que ainda existe muito a ser feito e diz: “esperamos que através deste encontro possam surgir resultados práticos e objetivos com relação a melhorias no Meio Ambiente aliadas ao desenvolvimento econômico”.

O metano é o segundo maior responsável pelo efeito estufa provocado pelo homem, depois do dióxido de carbono CO2, e corresponde a 14% das emissões globais. Além de mitigar a mudança climática global, a redução das emissões de metano na agricultura, nos setores de águas residuais e de resíduos sólidos urbanos pode proporcionar uma série de benefícios locais, na conservação do ar e qualidade da água, na segurança e na geração de energia.

O gás é produzido pela decomposição anaeróbica sem oxigênio de resíduos de esgoto, decomposição de organismos, digestão animal, na produção e distribuição de combustíveis fósseis gás, petróleo e carvão.

(Fapesc, 13/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *