Redução de gases do efeito estufa é debatida em Workshop na ALESC
13/03/2014
Prefeitura no Bairro deste sábado será em Jurerê
13/03/2014

Pronatec é lançado com previsão de 3 mil vagas

Foi realizada na noite desta terça feira (11) a solenidade de lançamento dos cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, a serem oferecidos em Florianópolis em 2014.

A cerimônia contou com a presença do superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes – que representou o prefeito Cesar Souza Júnior – e da secretária municipal de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, além do diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, do diretor de Relações com o Mercado do Senac/SC, Luciano Caminha, da diretora do SEST/SENAT, Patrícia Ferreira, e da coordenadora estadual do PRONATEC pelo IFSC, Alessandra Espíndola.

A importância do Pronatec não se limita à qualificação de trabalhadores em um mercado carente de mão de obra especializada: também vem contribuindo com a recuperação de infratores e a inclusão social.

“Havia um público que não se achava no direito de estar em uma instituição federal e essas pessoas têm retornado mesmo após a conclusão dos cursos para continuar os estudos”, orgulhou-se a Coordenadora do Pronatec pelo IFSC, Alessandra Espíndola.

Para Luciano Caminha, o programa é uma promessa de mudança no país. “Se apostarmos na qualificação profissional, teremos um excelente futuro pela frente, teremos a oportunidade de mudar o futuro de milhares de pessoas e transformar o cidadão em um grande profissional”, disse.

Patricia Ferreira, destacou a importância da Prefeitura na realização dos cursos. “A Prefeitura tem um papel fundamental nessa realização. Caso não se empenhasse, não teríamos as salas cheias como temos hoje”, afirmou.

De acordo com o Superintendente do IGEOF, o Pronatec é um dos maiores objetivos da atual administração municipal, cujo grande desafio foi descentralizar os locais de realização dos cursos, levando-os aos bairros onde os alunos moram e trabalham. “Nosso desafio é alcançar novos números. Precisamos que a cidade inteira ouça falar do Pronatec”, colocou.

Está prevista para esse ano a abertura de cerca de três mil vagas para os cursos de Cuidador de Idosos, Roteirista de Animação, Auxiliar de Pessoal, Agente de Informações Turísticas, Auxiliar de Cozinha, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo, Padeiro, Ilustrador, Mestre de Obras, Auxiliar de Recursos Humanos, Assistente de Operação de Logística, Assistente de Operação de Logística Portuária, Eletricista de Automóveis, Mecânico de Motores de Carro, Recepcionista, Balconista da Farmácia, Recepcionista em Serviços de Saúde, e Línguas – Inglês (níveis Básico e Intermediário) e Espanhol Básico.

As pré-matriculas podem ser realizadas em todos os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), no IGEOF e na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Os cursos serão ministrados pelo SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em suas próprias unidades de ensino ou em associações de moradores de bairros de Florianópolis.

(Prefeitura de Florianópolis, 12/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *