Nego Quirido vai virar Passarela do Futuro
07/03/2014
Cônsul do Japão visita Ciência e Tecnologia
07/03/2014

Prefeitura terá quase 2 mil novas vagas em creches

Este ano, a Prefeitura de Florianópolis irá abrir quase duas mil novas vagas na educação infantil, englobando o Norte, Leste e Sul da Ilha, além da região Continental. No início do segundo semestre, já serão oferecidas 800 vagas a mais.
Outras 1.185 serão viabilizadas até dezembro. A administração disponibilizará à população, até 2016, um total de mais de quatro mil vagas.
Para concretizar o projeto, irá contar com a ajuda do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que emprestará à Prefeitura quase US$ 59 milhões.
Atualmente a rede municipal é responsável por 11 mil 800 crianças, distribuídas em 86 unidades.
A Prefeitura está construindo novas creches, reformando e ampliando unidades. Em andamento, estão as obras das creches Costeira e Otília Cruz, localizadas respectivamente na Costeira do Pirajubaé e na Coloninha.
A Creche Gentil Mathias já teve a sua primeira etapa de reforma concluída. Além das 19 salas, outras três receberão benfeitorias. Juntos, os três estabelecimentos irão ofertar 800 vagas.
Um total de sete creches está em licitação. As unidades serão feitas à base de material pré-fabricado, conforme orientações do Ministério da Educação. Portanto, estarão prontas em seis meses. As unidades vão permitir que 1.008 crianças tenham acesso à educação infantil. Duas creches serão construídas no Rio vermelho e as demais terão como sede o Campeche, Capoeiras, Cachoeira do Bom Jesus, Tapera e Ribeirão da Ilha.
A Creche Sol Nascente, no bairro Monte Verde, proporcionará a abertura de 60 vagas. A obra, com quatro salas, está em licitação. Outras ampliações abrirão 117 vagas suplementares. Na Escola Básica Vitor Miguel, em Itacorubi, duas salas estão reservadas para a educação infantil, atendendo 45 crianças.
Na Creche Nossa Senhora de Lourdes, na Agronômica, uma nova sala atenderá 18 crianças. O mesmo ocorrerá na Creche Maria Terezinha Sardá da Luz, na Praia do Forte. No Núcleo de Educação Infantil Raul Francisco Lisboa, em Santo Antonio de Lisboa, duas novas salas permitirão a matrícula de outras 36 crianças. No total geral serão abertas 1.985 vagas no ano de 2014.
Obras para ano que vem
Serão licitadas duas novas creches para funcionamento a partir de 2015, o que vai perfazer a abertura de 414 vagas. Uma unidade será construída na Vila Aparecida, no Continente. Com 13 salas, terá condições de atender 234 crianças. O Morro do Céu, Centro da Capital, ganhará uma creche de oito salas, incluindo mais 144 crianças na rede municipal.
BID
A Prefeitura está viabilizando um empréstimo de US$ 58,8 milhões junto ao BID. A instituição internacional irá ajudar ao município a construir ou reformar um total de 25 creches. Com as melhorias serão abertas mais de 4 mil vagas na educação infantil.
A contrapartida financeira da prefeitura já está ocorrendo. Fazem parte da parceria as reformas e ampliações nas creches Gentil Mathias e Otília Cruz e a construção de unidades em diversas localidades da cidade.
Novas vagas para 2014
Obras em andamento
Creche Gentil Mathias (Ingleses)-300 vagas (255 agora + 45 até final do ano)
Creche Otília Cruz (Coloninha)-300 vagas
Creche Costeira-200 vagas
Novas vagas: 800
Creches em licitação padrão MEC: 07
Novas vagas: 1.008
Forma de construção: pré-fabricadas
Tempo de conclusão: seis meses
Locais das obras: Rio vermelho (02), Campeche (01), Capoeiras (01), Cachoeira do Bom Jesus (01), Tapera (01), Ribeirão da Ilha (01)
Licitação da Creche Sol Nascente (Monte Verde)
Novas Vagas: 60
Número de salas: 04
Reformas e ampliações
01-Creche Nossa Senhora de Lourdes (Agronômica)
Novas Vagas: 18
Número de salas: 01
02-Creche Maria Terezinha Sardá da Luz (Praia do Forte)
Novas Vagas: 18
Número de salas: 01
03-NEI Raul Francisco Lisboa (Santo Antonio de Lisboa)
Novas Vagas: 36
Número de salas: 02
04-Escola Básica Vitor Miguel (Itacorubi)
Abertura de vagas na educação infantil: 45
Número de salas: 02
Novas vagas já confirmadas para 2015
Número de creches que serão licitadas: 02
Total de vagas: 414
01-Creche na Vila Aparecida (Continente): 234 vagas (13 salas)
02-Creche no Morro do Céu (Centro): 144 vagas (08 salas)
(Prefeitura de Florianópolis, 06/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *