Prefeitura vistoria ocupação no Alto da Caeira
13/03/2014
Beach Clubs: E agora?
13/03/2014

Comissão do BID discute investimento na educação

Uma comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Florianópolis para discutir a aplicação e gestão do empréstimo que será concedido à Prefeitura, no valor de US$ 58.860.000,00, para ser investido na construção de 25 creches e promover outras melhorias na rede de ensino.
A equipe estará em reunião com membros da Secretaria de Educação até esta quinta-feira (13). O encontro tem como sede o Cambirela Hotel, na região continental. O debate é dividido em três áreas: expansão da cobertura da infraestrutura; melhoria da qualidade da educação e gestão, monitoramento e avaliação dos trabalhos.
O secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, é o anfitrião da comitiva, formada pelo especialista da Divisão de Educação do BID, Marcelo Pérez Alfaro; Marcis Pérez, analista de operações; e pelos consultores Adriana Salomon, Luiz Cláudio e João Marcelo.
O dinheiro do BID é destinado à execução de benfeitorias em até cinco anos. Quanto ao empréstimo, o município tem 25 anos para pagá-lo. Pelo contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, cabe à Prefeitura uma contrapartida financeira de US$ 59.570.000,00.
Rodolfo Pinto da Luz projeta para abril a liberação do contrato pelo governo brasileiro. Atualmente, a documentação encontra-se na Secretaria do Tesouro Nacional. Na sequência, irá para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, outro órgão do Ministério da Fazenda. Por último, tem como destino o Senado Federal.
Novas vagas
Serão construídas 25 creches, o que permitirá a abertura de mais de quatro mil vagas para crianças entre seis meses e cinco anos. Serão ampliadas sete unidades de educação infantil e reformadas outras nove.
Está prevista a construção de quatro novos prédios de escolas de ensino fundamental. Três obras são referentes aos estabelecimentos Henrique Veras, da Lagoa da Conceição; Mâncio Costa, de Ratones; e Osvaldo Machado, de Ponta das Canas. O bairro da Tapera ganhará a sua primeira escola municipal. Quatro unidades serão ampliadas e 11 serão reformadas.
As novas escolas, juntamente com aquelas que serão reformadas, possibilitarão que cerca de 1.600 alunos sejam beneficiados para aumentar a oferta de vagas em jornada integral.
Centros exemplares
Com a verba serão viabilizados dois centros de inovação de educação básica (CIEBs). Os setores permitirão que em torno de 1.200 estudantes de tempo regular participem de atividades em contraturno. Os centros irão oferecer atividades de reforço escolar, artístico-culturais, científicas e esportivas. Contarão também com salas de aula, laboratórios de informática, cinema, auditório, quadras esportivas, biblioteca, laboratório de comunicação, laboratório de ciência e tecnologia. Para o deslocamento dos alunos até os CIEBs, serão adquiridos dois ônibus para transporte gratuito.
O dinheiro será direcionado ainda para compra de bens para equipar todas as unidades. Os profissionais de educação serão contemplados com cursos de capacitação e será implantado um serviço de assistência técnica para professores de educação básica.
Aplicação de verbas na Educação
– Construção de 25 creches
– Ampliação de 07 e reforma de 09 unidades de educação infantil
– Construção de 04 escolas
– Ampliação de 04 escolas
– Reforma de 11 escolas
– Construção de 02 centros de inovação de educação básica (CIEBs)
– Aquisição de terrenos para instalação dos CIEBs
– Compra de 02 ônibus para deslocamento de alunos
– Aquisição de bens para equipar todas as unidades construídas, ampliadas e reformadas
– Capacitação de profissionais da educação
(Prefeitura de Florianópolis, 12/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *