Quase parando
05/03/2014
Além da ponte, mais seis obras atrasadas
05/03/2014

Águas no Estado estão mais limpas

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou ontem o 9º relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014. O resultado apresentado foi ainda melhor em relação ao último relatório, chegando a um índice de 86,9%, o melhor já registrado nos últimos verões no Estado.

Dos 199 pontos analisados no litoral catarinense, 173 apresentaram condições próprias para banho, contra 167 do relatório anterior. No ano passado, no mesmo período, havia apenas 139 pontos próprios para banho em Santa Catarina. A melhora também pode ser percebida em Florianópolis, onde dos 66 pontos analisados pela Fatma, 54 estão próprios para banho de mar, ou seja, 81,8% de propriedade.

O presidente da Fatma, Gean Loureiro, observa que há fatores naturais para a melhora e também ações individuais da população que, segundo ele, está com práticas cada vez mais conscientes.

– As pessoas têm cada vez mais denunciado crimes ambientais que venham a prejudicar nossas praias e, com isso, podemos agir com mais eficiência. A tendência é que nos próximos anos possamos ter praias ainda mais limpas no litoral catarinense – explica Loureiro.

Campanhas de educação ambiental também são aliadas e colaboram para a maior conscientização da população, lembra o presidente da Fatma. As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais nas amostras nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar.

Para o gerente de Análise e Pesquisa da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, as condições climáticas e a falta de chuvas favoreceram para o bom índice nas praias catarinenses. No entanto, ele alerta para que as pessoas evitem banho de mar perto de onde desembocam rios durante a chuva, já que há risco de poluição.

É possível acompanhar a balneabilidade do litoral catarinense por um sistema do Google Maps (fatma.sc.gov.br/laboratorio/mapa).

(DC online, 01/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *