Orla de Coqueiros e Itaguaçu, obras de Hassis e praias de Florianópolis são tombadas
25/03/2014
Mercado Público
25/03/2014

A UFSC e a mobilidade na Ilha

(Por Moacir Pereira, DC, 25/03/2014)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu por doação imensas áreas onde instalou suas principais unidades, a começar pelo amplo espaço do campus da Trindade, em Florianópolis. Governo e prefeitura franquearam ao longo de 50 anos enormes áreas físicas destinadas à promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, com insuperável boa vontade e agilidade.

Nos últimos anos, contudo, a recíproca não tem sido verdadeira. Dois exemplos são emblemáticos a revelar a massacrante e penosa burocracia predominante na estrutura universitária em assuntos de real interesse público; e a politização das decisões sobre questões comunitárias.

O primeiro é a cessão de área para o alargamento da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e que beneficiará milhares de estudantes, professores e servidores, além da população. Um obra prevista no financiamento do Fonplata desde a gestão Ângela Amin. Portanto, um processo que tem mais de 10 anos.

O segundo trata da permuta de área da UFSC para viabilizar o novo terminal do aeroporto Hercílio Luz. Parece mentira, mas também é outro pedido que tramita no dorso de uma tartaruga. Importante, por isso mesmo, a reunião que o Conselho Universitário vai realizar hoje, a partir das 10h, e que vai decidir sobre a cessão de área para alargamento da Rua Deputado Antônio Edu Vieira.

A comissão técnica designada para estudar a matéria fez várias alterações e emitiu parecer favorável. Espera-se que o parecer do relator, Paulo Pinheiro Machado, seja pela aprovação.

Desenterra-se mais uma caveira de burro e melhora-se a mobilidade.


Limpeza

O Dia Mundial da Água foi marcado pela terceira Limpeza Subaquática de costas e praias que reuniu prefeitura de Porto Belo, Associação Catarinense de Pesca Subaquática e escoteiros do grupo Pegasus. O trabalho foi feito com a ajuda de mergulhadores profissionais. Iniciativas assim devem ser incentivadas sempre.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *