Beach Clubs: E agora?
13/03/2014
700 mil com risco de ficar sem água
13/03/2014

A partir de segunda-feira, táxis de Florianópolis não poderão mais usar películas nos vidros

A partir de segunda-feira, os táxis de Florianópolis não poderão mais circular com películas automotivas nos vidros. A Secretaria de Mobilidade Urbana baixou uma norma complementar que proíbe o uso de película nos 470 táxis credenciados na Capital. Motivada pela morte do taxista Robson Tiago Andrade, 30 anos, no dia 1 de março, a medida foi tomada em conjunto entre poder público, Polícia Militar e Sindicato dos Taxistas de Florianópolis.

A norma tem o objetivo de facilitar a visualização dentro dos carros. Os permissionários e motoristas da Capital têm até domingo para retirarem as películas dos vidros.

O secretário de Mobilidade Urbana, Valmir Piacentini, explicou que em 2005 a pasta em que ele hoje é titular baixou uma norma complementar que previa a proibição de película nos táxis da Capital. No entanto, Piacentini disse não saber por que a lei não “pegou”.

A partir de segunda-feira, revelou, quem estiver rodando em táxis com película será multado por servidores da Mobilidade Urbana. As multas podem ser de 50 UFIRs (R$ 51) ou 100 UFIRs (R$ 101). “Vamos usar de todos os meios para aumentar a segurança dos taxistas. A partir de segunda-feira, o veículo que ainda tiver película vai ser multado. A medida trará mais segurança aos motoristas da categoria, uma vez que dará auxílio ao trabalho da PM”, disse.

A fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Mobilidade Urbana, já que se trata de uma norma administrativa. A PM orientará os taxistas que estiverem rodando com película a retirá-las. “Foi uma decisão em consenso. Então, esperamos que os taxistas colaborem, pois a medida visa aumentar a segurança”, disse o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Araújo Gomes.

O tenente-coronel Araújo Gomes lembra que táxis são ambientes de trabalho, e como tais devem passar por mudanças que busquem melhorar a qualidade do trabalho para o profissional. “Sem as películas, poderemos ter ampla visão do interior dos táxis, sabendo assim se o motorista está carregando algum suspeito, em situação de risco ou vulnerabilidade”, enumerou.

Presidente do Sindicato dos Taxistas de Florianópolis, Zulmar de Faria disse que a proibição das películas aumentará a sensação de segurança dos taxistas, uma vez que os motoristas estarão mais visíveis. “Vai inibir os vagabundos que acham que dentro do táxi estão seguros. Agora, eles vão pensar duas vezes antes de anunciar o assalto”, afirmou.

(ND, 12/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *