A partir de segunda-feira, táxis de Florianópolis não poderão mais usar películas nos vidros
13/03/2014
Eficiência nas obras públicas
13/03/2014

700 mil com risco de ficar sem água

Desde a manhã de ontem, técnicos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) trabalham na recuperação de três adutoras – canos que fazem o transporte de água potável – que se romperam no Morro dos Quadros, em Palhoça. A tubulação danificada é a principal de um sistema que abastece cerca de 700 mil habitantes de São José, Biguaçu, Palhoça e a região central de Florianópolis.

Segundo a Casan, a chuva causou erosão no solo, provocando a queda de pilares que sustentavam as três adutoras. O resultado foi o rompimento dos canos, impedindo o transporte da água captada no Rio Pilões para a estação de tratamento Morro dos Quadros, no bairro Alto Aririú, em Palhoça.

Assim que a adutora principal, de 800 milímetros (mm) for consertada, cerca de 80% do fornecimento normal de água será reestabelecido. A adutora secundária, de 600mm, deve ser recuperada até o meio-dia de hoje, normalizando completamente o abastecimento na Grande Florianópolis. A terceira tubulação, de 500mm, é auxiliar e ainda não tem prazo para ser consertada.

Em Palhoça, o superintendente da Samae (antiga Águas de Palhoça), Sérgio Matiola, diz que o sistema do município operou ontem com menos de 15% da pressão normal, impedindo o abastecimento de bairros altos, como Bela Vista, São Sebastião e Caminho Novo. Prédios sem cisterna também foram afetados.

A Casan afirma que todas as pessoas que estão ligando para reclamar de falta de água são orientadas a economizar e aguardar. A empresa manterá caminhões-pipa para atendimentos emergenciais nos hospitais, maternidades, postos de saúde, asilos e clínicas médicas.

Local do rompimento fica perto do Rio Pilões

A região onde ocorreu o rompimento da adutora fica na Serra do Tabuleiro, no meio da mata, sem luz elétrica ou acesso por meio de estradas. O início do trajeto dos canos é na barragem do Rio Pilões, no alto do Morro dos Quadros, descendo por cerca de oito quilômetros até a estação.

Em fevereiro de 2012, o mesmo problema – queda de pilar de sustentação – causou o rompimento da mesma adutora em uma região próxima, no Morro dos Quadros, deixando 50% de Florianópolis com problemas no abastecimento. Naquela oportunidade, o conserto demorou dois dias.

(DC online, 13/03/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *