Deputados mantêm veto ao projeto que aumentava as taxas de cartórios
21/03/2014
Setor náutico cresce 10% e gera oportunidades para os pequenos negócios moveleiros em SC
21/03/2014

12º Seminário de Turismo movimenta a capital catarinense em abril

No mundo atual, cada vez mais, valores coletivos se sobrepõem aos interesses individuais. Além de ser um argumento jurídico, as questões da sustentabilidade e responsabilidade social ganham força na comunidade. Neste novo cenário, mais do que projetos ou ações o tema permeia a vida de todos e é um dos mandamentos mais repetidos pelos cidadãos e nas organizações – públicas e privadas. Entre os segmentos mais engajados da economia, o turismo ganha projeção e se envolve, levantando como uma das bandeiras prioritárias o meio ambiente.

Ciente da importância do assunto para a sociedade, a ABIH-SC promove a 12ª edição do Seminário de Turismo no dia 04 de abril, das 10h30 às 12h, no CentroSul, em Florianópolis. O evento, que tem entrada totalmente gratuita, faz parte da programação do 28º Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros que acontece entre os dias 02, 03 e 04 de abril.

O seminário envolve profissionais, estudantes e empresários de hotéis, pousadas, motéis, agências de viagens, operadoras de turismo, restaurantes, bares e similares, interessados em realizar bons negócios, qualificação profissional, conhecer novas tecnologias, bem como, apreciar questões ligadas ao desenvolvimento do setor.

Sustentabilidade presente em Seminário de Turismo

Esta edição conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina – (IFSC) e tem como mediadores os consultores da ABIH, Bianca Oliveira Antonini e Thiago Silveira. Na mesa redonda do 12º Seminário de Turismo os participantes terão a oportunidade de assistir o corpo docente de universidades locais apresentarem suas apreciações e contribuições técnico/científicas. O foco será “A evolução e desenvolvimento do setor turístico e hoteleiro pensando na sustentabilidade”.
“Sustentabilidade no turismo e na hotelaria: a identidade e a valorização sociocultural como fator de inovação” será uma das temáticas para a mesa redonda. O assunto será apresentado pela Professora Liz Cristina Camargo Ribas, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Biotecnologia Ambiental (UFSC). Trabalha desde 2008 como professora e pesquisadora no IFSC, com foco no Turismo e na Hospitalidade. Liz abordará a busca por uma identidade no turismo e na hotelaria, bem como, o foco na valorização da cultura e do meio ambiente local. O debate instiga uma discussão sobre a padronização internacional de serviços e seus reflexos nessa identidade e discute ainda os requisitos socioculturais para o turismo sustentável, apresentados na NBR 15401 (Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos).
No decorrer dos trabalhos outro tema de suma importância terá destaque no seminário, “Marketing, Brand Equity e Sustentabilidade” será administrado pelo professor Tiago Savi Mondo, graduado em Turismo e Hotelaria, especialista em Gestão de Projeto, mestre e doutorando em administração. Professor do IFSC, com experiência nas áreas de planejamento turístico e marketing. Possui publicações nacionais e internacionais na área e é líder no Núcleo de Estudos em Hospitalidade do IFSC. Para o professor, a ideia da fala é relacionar a sustentabilidade com o marketing e o valor da imagem do empreendimento perante o mercado. “Vou apresentar duas pesquisas sobre a temática e como as ações de sustentabilidade no hotel podem ser usadas como conteúdo para ações de marketing”, afirma Tiago.
Como terceiro assunto está o “Sistema de Gestão e Educação Ambiental” apresentado por Luiza de Oliveira Silva que atualmente trabalha no Ponta dos Ganchos Exclusive Resort com foco no Sistema de Gestão Ambiental Empresarial (NBR ISO 14.001) e Educação Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas nas modalidades licenciatura e bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Campus de Botucatu) e Técnica em Meio Ambiente formada pelo IFSC. Luiza também é Membro do Conselho Gestor e Bióloga colaboradora do Instituto Çarakura, atuando com ênfase nas áreas de Educação Ambiental, Permacultura, Plantas Medicinais e apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias Sociais. É Membro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (Rede Hidrográfica – Santa Catarina), além de integrar o Grupo de Estudos Quinta das Plantas (plantas medicinais) e ser Sócio-fundadora do Instituto Quinta das Plantas.

26ª Exprotel


Para capacitar e aprimorar os participantes envolvidos nos diversos segmentos do macrossetor do turismo e da hotelaria, também está programado a apresentação de painéis, palestras, Simpósio de Governança, cases de sucesso além da 26ª edição da Feira de Produtos e Serviços para Hotéis.

 

Serviço:
O que: 28º Encatho e 26ª Exprotel
Quando: de 02 a 04 de abril
Onde: CentroSul – Florianópolis
Valores e horários: Consultar programação
Informações: www.encatho.com.br ou www.facebook.com/encatho

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *