Família de acampados denuncia danos ambientais em terreno invadido em Florianópolis
17/02/2014
Copa do Mundo em Floripa: A primeira impressão
17/02/2014

Setor de turismo quer impressionar jornalistas que estão na Capital para congresso da Copa

Está chegando a hora do setor de turismo faturar com o congresso técnico da Fifa, o Team Workshop, que acontece de quarta a sexta-feira, no Costão do Santinho Resort, no norte da Ilha. O evento, que contará com todos os técnicos das seleções classificadas para a Copa do Mundo, trará à Capital nada menos que 120 profissionais de imprensa do mundo todo, já credenciados junto à Fifa. Também estarão aqui cerca de 160 jornalistas de todo o Brasil.

A coordenadora do Fórum de Turismo e presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, lembra que foi formado um grupo de apoio à Secretaria Municipal de Turismo para bem receber o turista que chega a Florianópolis. “Temos uma equipe de 30 voluntários. Estamos fazendo um trabalho receptivo, em três turnos, no aeroporto Hercílio Luz desde sábado e até o próximo dia 20. Cada jornalista recebe um kit com todas as informações que precisam sobre as atrações do Estado, da cidade, os locais, os deslocamentos, entre outros fatores”, destaca.

A previsão é que a maioria dos jornalistas estrangeiros chegue à cidade hoje, já que amanhã o Centro de Imprensa estará aberto para o evento. De posse dessa informação, o Fórum de Turismo programou para as 18h desta terça-feira, um happy hour em Jurerê Internacional com toda a crônica esportiva. “Temos que pensar para frente, mostrar as belezas naturais, a qualidade dos nossos hotéis, a hospitalidade do povo para que essas virtudes sejam difundidas e divulgadas mundo afora”, salienta Vena.

Além da Associação FloripAmanhã e da Secretaria Municipal de Turismo, estão envolvidos nesse fórum entidades como a Abav-SC (Associação Brasileira de Agências de Viagem, de Santa Catarina), e a Santur. “Para ajudar no que for preciso, todos os voluntários são bilíngues e sempre teremos alguém que fala o idioma dos turistas”, garante a presidente do Fórum de Turismo. Os jornalistas estrangeiros serão encaminhados para os principais hotéis da cidade.

Evento serve de consolo

Ser a sede do congresso técnico da Copa é uma espécie de prêmio consolação para Florianópolis e Santa Catarina. Afinal, o Team Workshop, que traz à Capital todo o staff responsável pela logística das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo no Brasil, é o maior evento da Fifa nos quase quatro meses que antecedem o Mundial. Como não conseguiu ser uma das sedes da Copa e nem atraiu seleções para a fase de preparação, Santa Catarina aposta agora na presença de jornalistas do mundo todo no evento no Costão do Santinho Resort.

Depois de perder a disputa para ter jogos do Mundial, o setor turístico se mobilizou para oferecer boas opções para os times classificados se prepararem em Santa Catarina. Foram credenciados o Costão do Santinho Resort, com a construção de um campo de futebol para treinamentos; os estádio do Avaí (Ressacada), em parceria com hotéis Sofitel; e do Figueirense (Orlando Scarpelli), em parceria com o hotel Majestic; o Il Campanário, em Jurerê Internacional, que poderia construir campos de futebol; além da Arena Joinville, com o Hotel Bourbon.

Com tantas opções, muitas seleções teriam visitado o Estado para conhecer as instalações, que poderiam virar base para treinos de preparação e durante o Mundial. Noticiou-se até que Turquia e Suécia estavam entre as interessadas, mas esses países nem se classificaram. Entre os que garantiram vaga, oito seleções teriam percorrido o Estado para conhecer a estrutura: Alemanha, Argentina, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão e Rússia. Por algum motivo, todas desistiram.

É por tudo isso que o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, afirmou na última semana, em entrevista exclusiva ao Notícias do Dia, que o Team Workshop “é a nossa Copa do Mundo”. É com essa expectativa que a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, representando o governo do Estado, terá um estande no local para divulgar as atrações de Santa Catarina. “Os jornalistas que vêm cobrir o evento podem eleger algum roteiro e aí voltarão para seus países sabendo um pouco mais sobre nós e poderão retornar em outras ocasiões”, aposta Walendowsky.

Presidente da Fifa não vem

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, não estará no congresso técnico, o evento mais importante da entidade antes de começar a disputa da Copa do Mundo, dia 12 de junho, com o jogo entre Brasil e Croácia, em São Paulo. “Blatter não participará do congresso técnico, mas o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, estará no evento nos dias 19 e 20; e participará da reunião de diretoria do COL (Comitê Organizador Local), no dia 21. Haverá uma coletiva para a imprensa após a reunião.” Esse foi o retorno que o Notícias do Dia obteve do Departamento de Imprensa da Fifa no Brasil ao questionar sobre a vinda do presidente.

Sem Blatter, a expectativa fica pela presença de Pelé, que ainda não foi confirmada pelo COL. Se Pelé também não vier, além dos técnicos, as principais atrações devem ser Ronaldo e Bebeto, atacantes que foram campeões do mundo e hoje integram o COL. A Fifa e o COL também não divulgaram informações até agora sobre a chegada dos técnicos e integrantes de cada delegação dos países. O que tem no Costão do Santinho, desde o início da semana passada, são funcionários da Fifa e do COL responsáveis pela montagem e infraestrutura do seminário.

(Notícias do Dia Online, 17/02/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *