Reforma deixa passarela pronta para o Carnaval
28/02/2014
Representante da Ocupação Amarildo de Souza denuncia ameaças
28/02/2014

Servidores do Ibama são demitidos

O Ministério do Meio Ambiente demitiu dois servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Florianópolis, após denúncias feitas há três anos de extorsão contra empresários da Grande Florianópolis.

A decisão é da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e foi publicada em portaria no Diário Oficial da União ontem. Os demitidos são o técnico administrativo Eduardo Benício de Abreu e o analista ambiental Alberto de Paula Martins. As medidas resultaram de processo administrativo disciplinar da corregedoria do Ibama.

Os motivos para a demissão foram, em relação a Abreu, deixar de observar as normas legais, retirar sem prévia anuência da autoridade competente qualquer documento ou objeto da repartição, valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem em detrimento da dignidade da função pública e improbidade administrativa. Em relação a Martins são valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem em detrimento da dignidade da função pública e improbidade administrativa.

As denúncias de extorsão foram reveladas pelo Diário Catarinense em série de reportagens exclusivas em agosto de 2011, que geraram o afastamento preventivo de três servidores, entre eles Abreu e Martins. O terceiro caso continua em investigação.

Segundo apurou o delegado Renato Hendges, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), os servidores teriam extorquido empresários para não multar nem embargar obras. Os pedidos de propina somavam juntos R$ 500 mil. Os autores das denúncias foram os empresários Davi Corrêa de Souza, que construía na época o condomínio Jardim Botânico, e Jaimes Almeida Júnior, do Continente Park Shopping, ambos em São José.

Na parte criminal, o inquérito segue em avaliação na Procuradoria da República da 4ª Região, em Porto Alegre, e ainda não chegou à Justiça.

(DC online, 28/02/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *