Estado age para conter violência
24/02/2014
Governador de Santa Catarina quer romper contrato de restauração da ponte Hercílio Luz
24/02/2014

ReÓleo da ACIF abre inscrições para palestra de educação ambiental

O Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) já está organizando as atividades para 2014. Além do roteiro de coleta do óleo vegetal por quase toda a região metropolitana, o ReÓleo abriu a agenda para instituições de ensino que queiram receber a palestra de educação ambiental ‘Reciclar é Educar’. O agendamento já pode ser feito pelo reoleo@acif.org.br ou pelo telefone (48) 3224-3627.

A palestra é totalmente interativa e reúne musica, teatro e atividades práticas. Segundo o diretor do ReÓleo, Luiz Falcão de Moura, a ideia é formar uma geração mais consciente sobre a importância da preservação ambiental. “Depois de aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, são eles que repercutem a cultura da preservação para a família e amigos. É um ciclo virtuoso, que vai além da reciclagem de óleo, e que seguirá para toda a vida”, explica, diretor do ReÓleo.

Em três anos de atuação na educação ambiental, o programa já realizou 137 palestras e formou mais de 13 mil jovens em ‘agentes protetores da natureza’. Só no ano passado foram 80 apresentações em instituições públicas e particulares da Grande Florianópolis.

Saiba mais sobre o Programa ReÓleo

Iniciado em 1998 pela ACIF Mulher na Lagoa da Conceição, hoje, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 2,4 milhões de litros de óleo vegetal e atende toda a Grande Florianópolis, com cerca de 200 pontos de coleta espalhados pela região metropolitana. Com a parceria da Ambietal Santos, que recicla os resíduos, distribui produtos de limpeza biodegradáveis gratuitamente aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe 30 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já existem PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da região. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.

Em 2012, o ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Já em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.

O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).

(Deolhonailha, 21/02/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *