Entidades sociais recebem verba maior em 2014
20/02/2014
Governo estadual libera R$15 milhões para obras em Florianópolis
20/02/2014

Prefeitura promove coleta de resíduos da maricultura

A Secretaria da Pesca e Maricultura e a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) vão realizar às 14 horas da próxima sexta-feira (21) uma coleta exclusiva de resíduos da maricultura nas regiões do Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Maricultores e proprietários de restaurantes que comercializam ostras, mariscos e vieiras já beneficiadas estão sendo convidados a fazer o descarte destes resíduos em frente a seus ranchos de produção ou estabelecimentos.

De acordo com o Secretário Adjunto da Pesca e Maricultura, Tiago Bolan Frigo, a ação visa a quantificar este tipo de resíduo e a buscar alternativas de destinação viável e sustentável.

Frigo conta que, hoje em dia, boa parte do que resulta da mortalidade das ostras na fase de cultivo e do desconche do marisco in natura para a venda, bem como as cascas dos moluscos beneficiados pelos bares e restaurantes, são jogados no mar, e, em alguns casos, em terrenos baldios. “E isso causa problema ambiental”, relata. Já a Comcap faz o recolhimento de resíduos da maricultura como lixo comum.

Expectativa

A expectativa da Secretaria da Pesca e Maricultura é a de que aproximadamente 90 maricultores e 35 proprietários de restaurantes do Sul e do Norte da Ilha participem da coleta diferenciada que será feita na sexta-feira. E que cerca de sete toneladas de resíduos da maricultura sejam recolhidos pelos caminhões da Comcap. Todo este volume será encaminhado pela Prefeitura de Florianópolis à empresa Blocaus Pré-Fabricados, localizada no município de Biguaçu, para a imediata produção de blocos.

A coleta exclusiva de resíduos da maricultura começará às 14 horas de sexta-feira pela Caieira da Barra do Sul, no Ribeirão da Ilha, seguindo depois para Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, nesta ordem.

(Prefeitura de Florianópolis, 19/02/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *