Região Metropolitana é estruturada
14/02/2014
Obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis deve começar no final de abril
14/02/2014

O contorno e as federais em SC

(Coluna Moacir Pereira, DC, 14/02/2014)

A ministra Ideli Salvatti (PT) saiu otimista da reunião na sede da ANTT com os representantes da Autopista Litoral Sul e do Ibama, para tratar do Contorno Viário de Florianópolis da BR-101. A licença prévia já está liberada, embora com exigências de ajustes. As adaptações poderão ser feitas em 30 dias caso em que o Ibama garantiu que daria logo a licença de instalação.

Quer dizer: se não surgirem novas intervenções burocráticas e outras protelações, as obras do contorno da BR-101 poderão começar em abril. É recomendável que algum crente faça promessas fortes. Porque se alguém estiver tão esperançoso quanto a ministra, que coloque as barbas de molho. A licença prévia não é para todo o contorno. Há reações em Palhoça. E as desapropriações ali são consideradas de elevado custo.

Surge agora, para evitar mais atrasos, outra improvisação: a proposta de abrir o contorno a partir de Biguaçu em direção sul, parando na altura da BR-282. Seria duplicada a BR-282, ligando-a à BR-101, ao norte do viaduto de Palhoça. Recorde-se que o trecho Santo Amaro da Imperatriz até a BR-101 continua até hoje pela acanhada e estreita estrada estadual. Era solução de emergência e ficou definitiva.

Duplicações de rodovias federais em Santa Catarina viraram todas obras intermináveis. A situação da BR-470 é a mais escandalosa. Prometida por Lula e Dilma há mais de 10 anos, está saindo em doses homeopáticas.

Burocracia, enrolação e falta de vontade política que ofendem e desrespeitam a valorosa população do Vale do Itajaí e de SC.

A Autopista Litoral Sul apresentou o cronograma das próximas etapas do contorno à ministra Ideli


Representação

O Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina entrou com representação no Ministério Público Estadual contra a Celesc, pelo pregão que resultaria na contratação de seguro de proteção jurídica de seus membros contra responsabilização civil. O pregão foi suspenso, mas o Senge decidiu adotar a medida preventiva.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *