Conflitos da cidade
11/02/2014
Projeto para elevado no Rio Tavares fica pronto
11/02/2014

Manifesto em defesa do SUS Florianópolis

(Artigo por  Daniel Moutinho JR*, DC, 11/02/2014)

Vivemos um tempo em que a má notícia é a norma, quase sempre baseada em casos pontuais, repetidamente divulgados e que alimentam um clima de pessimismo. Os resultados de saúde pública alcançados pelo município de Florianópolis desafiam esta visão negativa e pintam um quadro de eficiência e avanços.

A mortalidade infantil, que mede o número de óbitos em crianças menores de um ano de idade, é um dos indicadores mais utilizados para aferir as condições de saúde de uma população. Florianópolis apresenta resultados abaixo dos valores estaduais e nacionais, agora com importante queda no último ano (45%): 5,2 mortes a cada mil nascidos vivos – em pé de igualdade com regiões como Mônaco, Portugal e Nova Zelândia.

Reduções em internações hospitalares sensíveis à atenção primária sugerem melhorias na qualidade do sistema municipal, e Florianópolis vem apresentando queda significativa neste indicador, com valores muito abaixo da média estadual e nacional.

Nos centros de saúde, a cada 10 consultas com o médico de família, somente uma tende a gerar um encaminhamento para um especialista, o que diminui o deslocamento dos pacientes e personaliza o seu tratamento. Em 2013, em torno de 290 mil pessoas diferentes passaram por nossos centros de saúde, seja para vacinas, preventivos, tratamento odontológico ou médico. Isso equivale a 70% da população de Florianópolis, onde cerca de 40% da população têm plano de saúde.

Nossa rede municipal de saúde é feita de pessoas de carne e osso, e muita fibra. Seu maior presente é saber que este esforço é recompensado com resultados palpáveis. Existem ajustes a se realizar, existe um futuro a se vislumbrar. Mas existe um presente para encher os olhos de orgulho, bater no peito e dizer que se é manezinho.

*DANIEL MOUTINHO JR SECRETÁRIO DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *