Teleférico na berlinda
10/02/2014
Poluição quase sempre invisível
10/02/2014

Frente fria que chega na quarta traz chuva e deverá melhorar abastecimento de água no Estado

O intenso calor e as altas temperaturas finalmente darão uma trégua aos catarinenses. A equipe de meteorologia da Epagri/Ciram divulgou que uma frente fria chegará a Santa Catarina na noite de quarta-feira e deverá quebrar o bloqueio atmosférico que tem deixado o tempo seco e muito quente em todo o Estado. A temperatura não deve passar dos 30ºC.

A previsão é que a partir de quinta-feira a chuva ocorra com mais freqüência. O Litoral, principal na Grande Florianópolis, deve ter o maior volume de chuva do Estado.

A queda nas temperaturas e o refresco no calor intenso são comemorados, já que muitas cidades catarinenses estão sendo prejudicadas com as secas e com a falta de água.

De acordo com o diretor de Operação e Meio Ambiente da Casan, Valter Galina, com a chegada da chuva o abastecimento de água deverá voltar aos poucos à normalidade. As altas temperaturas têm ocasionado maior consumo de água, comprometendo o abastecimento. “Se realmente tivermos chuva, a situação começará a melhorar. Ainda assim, continuamos o acompanhamento da situação dos mananciais com reuniões e avaliações diárias. Já percebemos que a população está colaborando. Os vizinhos estão fiscalizando vizinhos e se todos usarem a água de forma racional e econômica vamos passar bem por esta fase difícil”, garante.

De acordo com Galina, existe um planejamento para medidas emergenciais em caso de colapso no abastecimento por causas climáticas, incluindo o rodízio no fornecimento de água. Mas a expectativa da Casan é de que essa ação não seja necessária, principalmente se as chuvas ocorrerem dentro do esperado.

A Casan monitora os mananciais e reforça o pedido de colaboração para que o uso da água se restrinja ao essencial. Na Grande Florianópolis, neste fim de semana praticamente não houve problemas com abastecimento. “A região litorânea é sempre uma preocupação nos fins de semana e escapamos razoavelmente bem”, garante Galina.

As cidades com mais preocupação no abastecimento de água são Porto Belo, Barra Velha e Bombinhas. Mas a Casan informou que não há nenhuma cidade sem água.

Temperatura continua alta na Capital

Enquanto a frente fria não chega a Santa Catarina, o sol e calor intenso continuam a predominar no início da semana. O dia de hoje promete temperaturas altas, que podem chegar a 39ºC no Litoral Norte e 35ºC em Florianópolis. Ontem, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta por causa do calor intenso e dos índices extremos de radiação solar (UV).

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, apesar do tempo quente e altas temperaturas há chances de pancadas de chuva, especialmente no Meio Oeste e Planalto. Se ocorrer, o temporal será isolado com descarga elétrica e queda de granizo isolado.

( Notícias do Dia , 10/02/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *