COMDES planeja 2014 com novidades
27/02/2014
Grupo de entidades cria Fórum de Turismo de Florianópolis – FORTUR
27/02/2014

Florianópolis apresenta sua candidatura para Cidade Unesco da Gastronomia

Como uma das ações do projeto que pretende integrar Florianópolis à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, a Associação FloripAmanhã enviou na última semana cartas aos prefeitos das Cidades Unesco da Gastronomia – Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju – Coréia do Sul e Östersund (Suécia). Os documentos apresentam os pontos fortes do setor turístico-gastronômico local, enfatizando a qualificação dos estabelecimentos e a pluralidade do conceito de culinária da capital catarinense.

O consultor do projeto, Eduardo Barroso, explica que esta é uma das exigências da Unesco, já que as cidades que fazem parte desta categoria devem dar aval positivo para a inclusão de Florianópolis na rede como Cidade UNESCO da Gastronomia. “Deve haver uma cooperação entre as cidades, ou não haveria propósito e sentido no projeto. O intuito não é apenas oferecer reconhecimento à capital, mas também ampliar o networking e promover intercâmbio de informações e pessoas entre as diferentes culturas alimentares”, destaca.

A FloripAmanhã está trabalhando neste projeto juntamente com a Prefeitura através da Secretaria de Turismo, ABRASEL-SC, SEBRAE Grande Florianópolis e SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis). O prazo para inscrição de Florianópolis é 20 de março. “Já estamos com as exigências da UNESCO praticamente atendidas. A prefeitura via Setur que é a responsável pela candidatura está bastante comprometida e as entidades fizeram um levantamento de projetos ligados à área de capacitação e eventos de gastronomia para adiantar o planejamento do primeiro ano caso o projeto seja aprovado. Estamos bastante otimistas”, analisa a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires. Após a oficialização da candidatura, dois consultores da UNESCO virão à Florianópolis para comprovar as condições da cidade integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas.

A partir da esquerda: Anita Pires, vice-presidente FloripAmanhã; Roberto Menezes, analista da Coordenadoria Regional de Florianópolis – SEBRAE; Márcia R. Teschner, executiva da FloripAmanhã; Luciane Camilotti, secretária adjunta de Turismo – SETUR; Andrea Albertti, gerente executiva da ABRASEL SC; Januário Serpa Filho, analista da Coordenadoria Regional de Florianópolis – SEBRAE e Eduardo Barroso, consultor. Reunião em 26/02/2014

A inclusão de Florianópolis na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco tem como objetivo gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, com a qualificação dos estabelecimentos existentes e o estímulo à criação de novos empreendimentos no ramo de gastronomia, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Florianópolis é reconhecida pela preservação de expressões culturais, representadas na gastronomia, e ao mesmo tempo pela releitura do tradicionalismo, traduzida em uma culinária contemporânea, com elementos que caracterizam e promovem Santa Catarina.

A expectativa é que no primeiro semestre de 2014 a UNESCO defina se a candidatura de Florianópolis para integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas será aceita ou não. Saiba mais sobre o projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia.

Mais informações sobre o projeto aqui

Information avaliable in english about Florianopolis Unesco City of Gastronomy

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *