O elefante da impunidade
26/02/2014
Transporte coletivo terá alteração de horários durante o carnaval
26/02/2014

Casan e Celesc revelam planos para evitar desabastecimento

Presidentes das empresas garantiram que tomaram providências para que Santa Catarina não passe por nova crise já a partir do Carnaval

A população de Santa Catarina e os turistas não vão sofrer no Carnaval com os mesmos problemas de falta de água e luz registrados entre o Natal e os primeiros dias de 2014. Essa é a garantia dada pelos presidentes da Casan, Dalírio Beber, e da Celesc, Cleverson Siewert, na entrevista multimídia especial concedida ontem aos veículos do Grupo RBS.

Ambos foram sabatinados pelos jornalistas Renato Igor, Mário Motta e Moacir Pereira, com transmissão ao vivo da TVCOM, CBN/Diário e Diário Catarinense. Mais do que justificativas para os problemas que levaram à interrupção dos serviços, especialmente no Norte da Ilha, em Florianópolis, os dirigentes das estatais apresentaram as ações emergenciais e os projetos a longo prazo para impedir que a situação se repita.

Além de contar com um fluxo menor de turistas e com calor menos intenso que o registrado no início do ano, houve trabalho conjunto das estatais para mapear possíveis problemas nas 40 unidades da Casan no Norte da Ilha – 18 delas sofreram quedas de energia de até seis horas em janeiro, o que agravou a falta de água.Beber anunciou durante a entrevista que já estão instaladas na região do bairro Ingleses, em Florianópolis, os 18 geradores que serão acionados caso a energia falte.

– Estamos convencidos de que o abastecimento de água está garantido para o Carnaval – afirmou o presidente da Casan.

O presidente da Celesc afirmou que se houver queda de energia ela será isolada:

– Apagão não vai ter, mas falta de luz pode acontecer. O que nós temos de fazer? Minimizar e restabelecer o mais rapidamente possível – disse Siewert.

Estatais têm planos de investimento a longo prazo

Para o longo prazo, as duas companhias prometem investimentos. A Casan aposta em obras para aumentar a captação de água em Palhoça e levá-la à área insular de Florianópolis – já contratadas e previstas conclusão em dois anos. Por parte da Celesc, Siewert anunciou a inauguração este ano de subestações no Oeste e Extremo Oeste, locais onde a prolongada falta de energia chegou a causar a morte de frangos em aviários. Ele também anunciou para o próximo mês o início da operação de um sistema aberto que mostra aos usuários onde há falta de luz.

(DC online, 26/02/2014)


Casan anuncia plano para prevenir falta de água no Carnaval em Florianópolis

 

Florianópolis terá esquema especial para o abastecimento de água no feriadão de Carnaval, que vai de 28 de fevereiro até o dia 4 de março. A Casan anunciou nesta terça-feira (25) um plano emergencial e preventivo para garantir o abastecimento, prevendo o aumento de turistas na Ilha. O esquema pretende evitar que situações como a falta de água registrada nas primeiras semanas de 2014 se repita.

O foco principal das ações emergenciais será o Norte da Ilha, em Florianópolis. De acordo com a Casan, 18 geradores deverão ser instalados nos principais poços de captação de água e Estações de Tratamento. O objetivo desta ação é evitar que a falta de energia ocasione falta de água.

Em comunicado, a empresa ainda se compromete a manter o Sistema de Abastecimento de Água em até 80% da capacidade máxima de produção para a região, que é de 500 litros por segundo.

Reservatórios em baixa, estado de alerta

O período de calor intenso e a chuva escassa também ameaçam o abastecimento. Desde janeiro os mananciais de Santa Catarina estão em estado de alerta. Na avaliação dos técnicos da empresa, se as chuvas permanecerem em níveis muito baixos a situação de abastecimento pode se tornar crítica em Barra Velha, Balneário Barra do Sul e Araquari. Em Porto Belo e Bombinhas a situação foi amenizada com as últimas chuvas, mas a recomendação ainda é para que a população economiza água. A orientação serve ainda para todas as regiões do Estado, afim de garantir o abastecimento regular.
(ND online, 25/02/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *