Pesquisa de mobilidade
21/02/2014
Agenda de 24/fev até 02/mar de 2014
21/02/2014

Carta do FORTUR sobre anúncio em caderno “Welcome Floripa” e resposta do DC

O Fórum de Turismo de Florianópolis (FORTUR) enviou carta ao Diário Catarinense sobre o impacto da publicação do DC “Welcome to Floripa – Um guia para conhecer todos os caminhos da Ilha de Santa Catarina”, de 18 de fevereiro de 2014. Veja abaixo a Carta e a resposta do DC.

Carta do FORTUR

Prezados Senhores

Eduardo Sirotsky Melzer
Presidente do Grupo RBS e

Nelson Sirotzky
Presidente do Conselho do Grupo RBS

O FORTUR – Fórum de Turismo de Florianópolis, vem pela presente manifestar estranheza quanto a publicação do DC “Welcome to Floripa – Um guia para conhecer todos os caminhos da Ilha de Santa Catarina”, de 18 de fevereiro de 2014.

Na contra mão do esforço realizado pelas diversas instâncias de Governo e veículos de comunicação a nível nacional para coibir e desestimular a prática do turismo sexual, causa espanto que em um encarte especial de turismo, seja veiculado conteúdo de natureza erótica, patrocinado por uma casa de shows. Essa ação compromete todo o esforço da cidade para impressionar favoravelmente os 600 visitantes brasileiros e estrangeiros, que participam do Congresso da FIFA, em preparação à Copa do Mundo.

Florianópolis tem um potencial de crescimento pautado no compromisso de toda a sociedade de atingir qualidade de vida a todos os seus cidadãos. O compromisso da mídia, no nosso entender, deve ser para que Florianópolis consiga aliar ao seu crescimento social e econômico, o resgate e valorização da sua história, artes, patrimônio e da sua gente.

Para isso, os veículos de comunicação precisam viver a cidade, seus desafios e problemas, participando do esforço de construí-la no sentido de transformá-la em uma referência internacional em qualidade de vida e turismo.

Levando em consideração a importância do Diário Catarinense, como principal jornal de SC e formador de opinião, vemos necessário um maior cuidado no trato com essas questões, que podem denegrir o trabalho sério e dedicado realizado pelas entidades do turismo de nossa cidade e do estado para elevar Florianópolis, ao status de, reconhecidamente, um dos melhores destinos turísticos do Brasil e do mundo.

Att.
Elizenia Prado Becker
Coordenadora
FORTUR – Fórum de Turismo de Florianópolis

Resposta do Diário Catarinense

Cara Zena,

Escrevo em nome do Nelson, do Eduardo e de toda a equipe do Diário Catarinense.

Concordamos que foi um equívoco a veiculação das peças publicitárias no caderno “Welcome to Floripa”, que passam uma imagem que não condiz com o que defendemos para o turismo de Florianópolis.

O Diário Catarinense tem fortes princípios editoriais, preza muito o relacionamento com a comunidade, se envolve diretamente no enfrentamento dos problemas da cidade e promove o crescimento e o turismo de Florianópolis. Este compromisso nos faz sentir ainda mais quando cometemos um erro como o deste caderno.

Tenho certeza de que toda a nossa equipe saberá, a partir da reflexão ocasionada por este episódio e da crítica construtiva de pessoas como tu, corrigir o rumo e melhorar a nossa prestação de serviços para a comunidade.

Contamos com a parceira de sempre contigo e com as entidades que representas para atingirmos este propósito.

Obrigado por chamar a nossa atenção para o problema e pela franqueza de sempre.

Forte abraço,

Eduardo Smith
Vice-Presidente Jornais, Rádios e Digital
Grupo RBS

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Guilherme Farias disse:

    A matéria veiculada pelo referido jornal, demonstra uma falta de compromisso com a cidade que o abriga. Dos “fortes princípios editoriais”, podemos ver o resultado expresso nas páginas do tablóide.
    O pior é que os “equívocos” não resultaram em um pedido público de desculpas à cidade e aos seus, estampados com a mesma evidência do dano causado.
    Sugiro uma resposta dos leitores e anunciantes desse jornal, a altura do desrespeito promovido pela plublicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *