Sem taxa
28/02/2014
Agenda de 03 até 09 de março de 2014
28/02/2014

A difícil revitalização de uma praça

Por Carlos Damião – Coluna Ponto Final (NDia Online, 27/02/2014)
Ao que tudo indica, a revitalização da Praça Santos Dumont, na Trindade, perdeu-se entre sorrisos afáveis, tapas nas costas, promessas e apertos de mão. Tudo o que foi tratado entre a Ambatri (Associação de Moradores da Trindade) e a prefeitura entrou no buraco negro da burocracia, porque nada avançou nos últimos meses: segue tudo bonitinho no papel, sem qualquer providência. Observe-se que a iniciativa foi da própria comunidade, cansada de ver aquela praça abandonada – e entregue a moradores de rua e consumidores de drogas –, que formatou o projeto em conjunto com a FloripAmanhã e representantes de entidades empresariais. A prefeitura montou lá a sua estrutura do Prefeitura no Bairro em 2013, ouviu a comunidade e assumiu compromissos. Mas no meio do caminho surgiram inúmeros embaraços, relacionados inclusive ao patrimônio histórico-cultural da região. Na prática, os velhos e conhecidos problemas que a gente já conhece, do tipo “em Florianópolis nada pode”. Mas emporcalhar a praça, como faziam os moradores de rua, isso pode.
Teleférico…
Uma das questões que travaram o processo de revitalização da Praça Santos Dumont é a instalação no local de uma estação do teleférico pretendido pela prefeitura. Internamente, já se sabe que a estação não poderá ser naquele local, justamente por causa do patrimônio histórico e cultural (igreja). E, sabe-se também, a comunidade rejeita esse equipamento na praça, caso seja viabilizado.
… inviável
E a coluna descobre ainda que a estação do teleférico planejada para o Centro, na área do Ticen, tem parecer contrário do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), porque acabaria comprometendo o casario – inclusive Mercado Público – tombado como patrimônio histórico.
Polêmica
A ideia do teleférico, interligando UFSC ao Centro, via Maciço do Morro da Cruz, não é bem aceita em vários setores técnicos da prefeitura. Simplesmente porque não parece ser uma solução viável para a mobilidade urbana. É isso o que tem dito, repetidas vezes, o vereador e arquiteto e urbanista Lino Peres (PT).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

0 Comentários

  1. Ambatri disse:

    Ao que tudo indica a revitalização da Praça Santos Dumont ainda dá suspiros, parece-me que a obra foi indica no Orçamento no Bairro da PMF e concorrerá ao orçamento de até 1 milhão para sua execução, entretanto como parte de um processo democrático deve ganhar a votação dentre obras indicadas pela população da região central. Se não houverem mudanças de calendário pela PMF a votação será dia 27 de abril. desde já a comunidade deve se mobilizar para garantir a execução dessa obra de suma importância ao Bairro Trindade e também a comunidade acadêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *