Caixa Econômica repassará R$ 59,8 milhões na Grande Florianópolis
24/01/2014
Governo do Estado corta R$ 300 milhões do repasse aos poderes
24/01/2014

STF suspende liminar que barrou mudanças no IPTU e ITBI em Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis recorreu e o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a liminar que barrou as mudanças no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da Capital. A decisão foi proferida pelo presidente em exercício da corte, Ricardo Lewandowski.

O procurador do município Julio Cesar Marcellino Junior entrou com o pedido na quarta-feira (22). “Demonstramos que a lei não possui vícios e que é judicialmente perfeita. O processo de tramitação na Câmara de Vereadores foi adequado”, afirmou o procurador, um pouco antes da decisão.

As mudanças na PGV (Planta Genérica de Valores) foram aprovadas na Câmara em dezembro. O documento, que não era atualizado desde 1997, é base para cálculo do IPTU. Também houve reajuste no ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Em janeiro, após os contribuintes acessarem os carnês na internet, entidades entraram na Justiça. No dia 17, o desembargador Gaspar Rubick aceitou o pedido de liminar e suspendeu as mudanças.

Entidades como Acif, Ampe, Secovi, Sindimóveis e Sinduscon alegaram, entre outras coisas, que não houve espaço para discussão e entraram com uma Ação de Inconstitucionalidade.

Nesta quinta-feira, antes da decisão, 17 entidades enviaram uma nota repudiando os argumentos usados pela prefeitura. “(As entidades) Repudiaram também a estratégia de responsabilizar a suspensão do aumento abusivo dos impostos pela falta de recursos para investimentos em serviços básicos – como saúde e educação – e infraestrutura”.

O mérito ainda será julgado.

(Notícias do Dia, 23/01/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *