A novela do IPTU
27/01/2014
Entrega dos 270 mil carnês do IPTU de Florianópolis vai começar no dia 6 de fevereiro
28/01/2014

Museu da Imagem e do Som recebe exposição coletiva do festival Floripa na Foto

A Assessoria de Imprensa da Fundação Catarinense de Cultura informa que até o dia 2 de fevereiro o espaço expositivo do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), recebe a mostra Coletiva Floripa na Foto, com trabalhos de um grupo de 16 fotógrafos atuantes em Santa Catarina. A mostra com curadoria coletiva e coordenação de Lucila Horn e Lu Renata, traz a fotografia catarinense para o foco do debate, sobre o fazer fotográfico e as possibilidades criativas. A entrada é gratuita.

Entre os participantes, dividem espaço os veteranos Edu Lyra, Joaquim Araújo, Adriana Füchter , Mara Freire, Luciene Bittencourt Kumm, Walfredo Kumm, Giselle Seibel, Luciana Petrelli, Virginia Yunes e os jovens fotógrafos Henrique Pereira, Larissa Nowak, Marianna Piccoli, Rocha, Sonora Satya, Jackson Inácio e Clara Meirelles.

Poéticas fotográficas:

Adriana Füchter traz para a exposição a ideia sobre as imagens do ovo que buscou no poema de João Cabral, O Ovo de Galinha, onde brinca com as ideias de inicio ou fim.

Edu Lyra apresenta uma séria de paisagens que prendem o olhar e obrigam o observador a refazer/reviver o momento fotográfico.

Giselle Seibel contribui para ampliar nosso olhar além das redomas da zona de conforto e nos leva para as ruas e os contrastes do espaço urbano.

O contraste se faz presente no olhar Larissa Novak, porém aqui o urbano não está presente, mas sim peso e leveza no geométrico de ruínas e no orgânico harmonioso de um corpo que dança.

Jackson Inácio estende o olhar para a recordação afetiva e memória das gerações que vivem no litoral.

Também é a memória o caminho poético de Joaquim Araújo, mas desta vez buscada nas suas raízes e história pessoal, a partir da qual cria uma espécie de homenagem a Diva, sua mãe.

O artista visual Rocha, traz seus duplos em fotografias 3×4 misturadas com desenhos em uma montagem onde muitas fotos falam de uma vida de memórias.

Luciana Petrelli cria um jogo onde busca extratos/abstratos do mundo, sua gramática autoral se revela na sinuosidade das formas, na leveza, nos enquadramentos que nos fazem sentir o vento que move lençóis num varal.

Marianna Picolli com a série “Almar” explora as sensações despertadas na relação com o mar, traz suavidade no tratamento que dá a gradação dos azuis e verdes e uma noção de infinito através do olhar grande angular.

Movimento é a tônica do trabalho de Sonora Satya, que apresenta tomadas espontâneas em um festival de música eletrônica, com participantes em uma festa de lama.

Virginia Yunes, com seu olhar de viajante, um tanto artista, outro tanto antropológico, captou momentos quase surreais em um trem abandonado na Nigéria.

Os viajantes Luciene e Walfredo Kumm apresentam um olhar para o urbano, no olhar documental de Walfredo, que dá a dignidade ao fotografado e no olhar literário de Lucienne, que nos faz pensar na dimensão humana.

Clara Meirelles desenvolve uma poesia visual de amor, em uma composição que envolve fotografia e montagem, onde o suporte e parte fundamental da mensagem visual.

Brincando com o suporte, Mara Freire, faz sua homenagem a Iemanjá, em fotografias impressas em tecido transparente de grande dimensão, criando uma instalação.

Henrique Pereira e suas experiências fotográficas com negativos de médio formato nos possibilita pensar a fotografia como poesia visual.

( Deolhonailha, 27/01/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *