Transporte Marítimo passa por mais uma viagem de teste nesta terça-feira
07/01/2014
Turismo: A imagem arranhada
07/01/2014

Florianópolis revive tradição de 266 anos em Santa Catarina: o Terno de Reis

Sem ouro, mirra e incenso vieram os três, menos proféticos e mais festeiros. Caminharam pelo Centro de Florianópolis, em cortejo pelo Mercado Público e pelas ruas Conselheiro Mafra, Sete de Setembro e Felipe Schmidt, até se centrarem na Catedral Metropolitana, ao lado de instrumentistas e cantadores e reviveram uma tradição de 266 anos em Santa Catarina, e de 2014 na cultura Ocidental: o Terno de Reis. Introduzida pelo Brasil pela coroa portuguesa, em Santa Catarina o dia de Gaspar, Melchior e Baltazar marca também a chegada dos primeiros imigrantes açorianos, em 6 de janeiro de 1748. Seus descendentes mantém a tradição viva em oito comunidades da Ilha.

A simbologia do número três marca o compasso da festa: chegada, anúncio e despedida. Os grupos improvisam versos e trovas alusivos ao nascimento de Jesus. O destaque é para o trio composto pela tripa (que canta fino, de falsete); o repentista (que faz os versos de improviso) e o baixão (cantor que faz a segunda voz). Também são três instrumentos que se sobressaem nas cantorias: a viola, a rabeca e o pandeiro.Há 17 anos a celebração entrou no calendário municipal e é organizada pela Fundação Franklin Cascaes com apoio da Prefeitura.

(Notícias do Dia Online, 06/01/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *