Novo lote de pulseiras começa a ser distribuído
20/01/2014
ACIF protocola ação contra aumento do IPTU
20/01/2014

Fatma divulga segundo relatório de balneabilidade de 2014

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira (17) o 4º relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014, o segundo de 2014. No estudo, 46 pontos (69,7%) foram considerados próprios em Florianópolis, dos 66 analisados. Nos demais municípios do litoral 99 pontos (73,9%) próprios de 134 analisados.
Já no estado foram 145 próprios, dos 200 analisados.

As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais / E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar. De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, a ligação incorreta na rede de esgoto, os efluentes provenientes de sistemas individuais de tratamento (fossa/filtro) ineficientes, de sistemas coletivos incompletos ou com operação irregular ou mesmo de esgoto bruto tem sido a principal causa para a poluição nas praias catarinenses. “Outro fator são as chuvas intensas e ressacas, de forma geral, que contribuem para o incremento na quantidade de esgoto que chega até as praias” esclarece Haroldo.

De acordo com o engenheiro sanitarista de Gerência Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Camilo Leite de Hollanda, cabe ao cidadão solicitar ao poder público municipal que promova o saneamento, participando dos conselhos municipais de saneamento, cobrando ações de fiscalização e a realização das obras necessárias, constantes nos planos de saneamento municipais “As condições de balneabilidade são diretamente influenciadas pelas condições dos sistemas de coleta e de tratamento de esgoto dos municípios. O cidadão pode contar com os entes regulatórios do setor de saneamento: as agências municipais, intermunicipais e estadual de regulação dos serviços de saneamento, para cobrar melhorias’’ finalizou.

Informamos que nesta semana foi realizada a reposição de placas na Ilha Norte, Lagoa da Conceição e parte do sul da Ilha, além de Balneário Camboriú. O Laboratório da FATMA estabeleceu parceria com Fundação do Meio Ambiente de Itapema – FAACI para reposição e atualização das placas naquele Balneário.

Em Balneário Camboriú contaremos com o auxílio da Secretaria de Meio Ambiente para atualizações nas placas indicativas das condições de balneabilidade todas as sextas-feiras. Estas parcerias trarão mais efetividade à atualização das informações de balneabilidade das praias.

O relatório de balneabilidade da Fatma permanece semanal até março de 2014. É possível acompanhar a balneabilidade do litoral catarinense por um sistema do google maps: http://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/mapa. Em anexo, segue relatório completo.

(Fatma, 20/01/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *