Aumento de IPTU: “Essa história não vai acabar aqui”
24/01/2014
Ambulantes sem alvarás prejudicam comerciantes nas praias da capital
24/01/2014

Escolas de samba têm dívida de dois anos

Das cinco escolas de samba de Florianópolis que receberam R$ 550 mil cada uma para realizar o último desfile na cidade, em 2012, quatro ainda não cumpriram com o acordo de repassar 5% do valor recebido da Fundação Catarinense de Cultura para a Defesa Civil.

A contrapartida é referente ao período em que o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte era o atual prefeito, Cesar Souza Junior. No ano passado o desfile foi cancelado por não contar com verbas públicas.

A Secretaria do Turismo rebateu ontem, em nota oficial, a pressão das agremiações sobre governo do Estado para a liberação de recursos. As escolas suspenderam as atividades, na quarta-feira, em troca de uma decisão do governador Raimundo Colombo, que deve se pronunciar hoje.

De acordo com o secretário do Turismo no Estado, Valdir Walendowsky, falta as escolas comprovarem que cumpriram a contrapartida estipulada para o governo negociar os repasses para o Carnaval.

A prestações de contas do Carnaval de 2012 das escolas do Grupo Especial Consulado, Embaixada Copa Lord, Unidos da Coloninha e União da Ilha da Magia não foram aprovadas, impedindo a emissão de certidão negativa, o que impossibilita recebimento pelo Fundo de Incentivo ao Turismo – Funturismo. A Protegidos da Princesa é a única agremiação apta a receber, mas perdeu o prazo de encaminhar documentos para o evento de 2014.

Segundo Walendowsky, as escolas conheciam as exigências desde novembro. A responsável pelo setor de prestação de contas do órgão, Lucimar Terezinha Rebelo, explica que em novembro do ano passado foi realizada uma reunião com todas as agremiações e levantados os problemas.

– O principal impasse está no pagamento de 5% do valor recebido em 2012 para a Defesa Civil, que é obrigatório – explicou.

A Secretaria de Turismo de Florianópolis informou que o cronograma e os repasses do Carnaval estão sendo cumpridos.

O que dizem as agremiações

UNIÃO DA ILHA DA MAGIA

O presidente, Joel Costa Junior, confirmou as pendências, mas não acredita que isso impeça o recebimento. Já recebeu verba da prefeitura e do Ministério da Cultura e aguarda uma posição para pagar a contrapartida.

PROTEGIDOS DA PRINCESA

Única escola em situação regular. “Entregamos as contas 30 dias depois que acabou o Carnaval de 2012, e só agora foram analisar”, diz o presidente Moacyr Gomes.

EMBAIXADA COPA LORD

O presidente, Marcelo Cardoso, atribui à diretoria anterior os erros na prestação de contas, mas diz que desde o começo respondeu a todas as questões apresentadas pela Secretaria de Turismo. “Ainda não executamos o depósito pois não sabemos se vai haver o repasse”.

CONSULADO

O presidente, Valcione Furtado, que assumiu a escola em abril de 2013, diz que se mobilizou para resolver os problemas. A escola deve R$ 40 mil, que precisam ser devolvidos “por um equívoco”.

UNIDOS DA COLONINHA

O presidente da Coloninha, Luciano Baracuhy, diz que o governo está colocando empecilhos para a liberação do recurso. Ele garante que as orientações repassadas pela Secretaria de Turismo foram cumpridas. A contrapartida do Carnaval de 2012 ainda tem de ser paga e a escola aguarda a posição do governo para cumprir a exigência.

(Diário Catarinense, 24/01/2014)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *