Casan descumpriu acordo firmado antes da temporada com agência reguladora
09/01/2014
Privatização pode solucionar a falta de água, afirma secretário do Mtur
09/01/2014

Celesc afirma que queda de energia não justifica falta de água em Florianópolis

A queda de energia nos últimos dias de 2013 foi um dos argumentos da presidência da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para justificar a falta de água em bairros no Norte da Ilha de Santa Catarina. No entanto, de acordo com o relatório entregue ontem pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A) à Agesan (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina), os problemas elétricos foram localizados e por pouco tempo. A Agesan deve avaliar as respostas das concessionárias de água e energia até sexta-feira para emitir um parecer sobre a fragilidade do serviço de abastecimento de água na Capital.

Antes de elaborar o relatório, a equipe da Celesc visitou na manhã de ontem as subestações de energia no Norte da Ilha, onde o abastecimento foi mais prejudicado. “Todo sistema está sujeito a falhas de energia. Por isso, fomos nos locais para tentar entender melhor quais os problemas que ocorreram para a queda de energia. Estamos sempre tentando melhorar o serviço. Mas o balanço final mostra que não foi isso que provocou a falta de água”, afirmou Cleverson Siewert, presidente da Celesc.

Ele informa os números que foram entregues à Agesan no final do dia. “Recebemos da Casan uma lista de 40 unidades consumidoras [responsáveis pelo bombeamento de água para áreas mais altas ou de poços] e verificamos que poucas ficaram sem energia no final do ano, e ainda assim, a maioria foi reparada em cerca de duas horas”, calculou Cleverson.

O presidente da Celesc ainda destaca que, apesar do aumento do consumo de até 40% de energia em algumas regiões por causa do turismo, o aproveitamento da concessionária foi melhor em 2013. “Somos regulados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e cumprimos com 99,8% dos indicadores de qualidade. Infelizmente, cometemos alguns erros de cálculo, e gostaria de pedir desculpas para a população. No entanto, não tem lógica culpar a Celesc por tudo o que está acontecendo”, reforçou.

Para Agesan, Casan cometeu falha grave

A Casan tem prazo até hoje para entregar relatório à Agesan sobre a escassez de água. O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, protocolou ontem a resposta da concessionária de energia. Segundo a assessoria de imprensa da Agesan, até o final do dia a Casan tinha entregado apenas alguns dados sobre as falhas no abastecimento. Nem Casan nem a agência reguladora detalharam o conteúdo da resposta.

A assessoria de imprensa da Agesan informou que deve analisar os documentos e emitir um parecer até sexta-feira. A agência adiantou que a falta de um gerador de energia no Norte da Ilha no final do ano foi uma falha grave da Casan.

(Notícias do Dia Online, 08/01/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *