Decálogo para melhorar o turismo
06/01/2014
Florianópolis volta a ter água nas torneiras
06/01/2014

Aumento do IPTU poderá chegar a 82,49% para alguns moradores de Florianópolis

Com o fim das festas de fim de ano, a hora é de organizar o pagamentos das contas, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Florianópolis e Palhoça revisaram suas PGVs (Plantas Genéricas de Valores), e o aumento pode chegar até 82,49%, no caso da Capital. Em São José o acréscimo será de 5,84%, com o maior desconto para quem pagar à vista: até 40%.
A PGV define o valor do metro quadrado em cada rua da cidade, que é usado para calcular o IPTU. Em Florianópolis ela não era atualizada desde 1997. Em Palhoça, desde 2008. “Acontecia que quem morava em áreas mais caras e mais nobres pagava, proporcionalmente, menos impostos”, disse o prefeito de Palhoça, Camilo Martins. Exemplos de bairros como Centro, Pagani e Pedra Branca
Lá, segundo o prefeito, o aumento pode chegar a 30%. Já na Capital o valor médio de acréscimo é de 25%, podendo chegar a 82,49%, mas só para 522 imóveis. Já outros 100 mil propriedades terão reajuste entre 25% e 60,63%.
A grande aposta da prefeitura é o chamado IPTU Social, que, segundo dados do município, será o valor do imposto para 57 mil imóveis. Eles pagarão R$ 70 por mês.
Os carnês de Palhoça já podem ser acessados na internet. A previsão para a consulta do valor do IPTU em Florianópolis era de 5 de janeiro. A reportagem não conseguiu confirmar com a prefeitura qual será o novo dia. Mas depois, os moradores que se sentirem prejudicados podem contestar.
São José é a cidade com o menor aumento, somente a inflação. Lá também haverá o maior desconto: 30% à vista ou em duas parcelas. Mas se o contribuinte esteve em dia com a Receita Municipal até 16 de dezembro, ela ainda terá direito a mais 10% de desconto.
Os detalhes do IPTU
De quanto será o aumento
Florianópolis: média de 25%. Mas vai variar de isenção até 82,49%
São José: 5,84%
Palhoça: de até 30% nas áreas nobres e de 10% a 15% nas demais regiões
Vencimento da primeira parcela
Florianópolis: não divulgado
São José: 12 de fevereiro de 2014
Palhoça: 10 de março
Desconto em cota única
Florianópolis: 20%
São José: 30% à vista ou em duas parcelas. Se a pessoa esteve em dia com a Receita Municipal até último 16 de dezembro, ela ainda terá direito a mais 10% de desconto, totalizando 40%.
Palhoça: 25%
Disponibilidades dos carnês
Florianópolis: não divulgado
São José: esta semana
Palhoça: primeira quinzena de janeiro, mas pode ser acessado na net
(Notícias do Dia Online, 06/01/2014)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *