Sem mais papel nos protocolos da Fatma
03/12/2013
Reunião discute aumento no valor de IPTU na Capital nesta terça-feira (03), às 14h
03/12/2013

Pioneirismo e inovação na gestão climática

Por Paulo Bornhausen, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, morador de Florianópolis (DC, 03/12/2013)
A preocupação com os efeitos socioambientais e econômicos das mudanças climáticas tem levado os setores públicos e privados a discutir ações relacionadas à diminuição de emissões de gases de efeito estufa. Essas iniciativas, conhecidas como gestão climática, têm como objetivo promover uma economia de baixo carbono, que resulte em menor impacto sobre o clima. Para a nova economia catarinense, que o governo do Estado está consolidando, buscar a redução das emissões de carbono significa inovar em processos produtivos e adotar soluções tecnológicas em prol da eficiência energética e da sustentabilidade.
Em 2011, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável definiu que precisaria dar o exemplo e lançou uma iniciativa pioneira no mundo: a realização do primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa da administração pública direta e indireta. Em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, foram capacitados 113 servidores estaduais, para que ficassem aptos a levantar os dados.
Os resultados principais deste trabalho inédito estão disponíveis para a sociedade desde ontem, com informações apuradas em 86 instituições da administração pública, entre secretarias, institutos e fundações de pesquisa, entre outros órgãos do governo estadual. Os dados apresentam as principais fontes de emissões e apontam ações para seu gerenciamento. O acesso aos relatórios pode ser feito pelo site www.sds.sc.gov.br.
Esse inventário torna Santa Catarina um exemplo mundial na gestão pública de emissões de gases do efeito estufa, dando-nos melhores condições para garantir mais qualidade de vida aos cidadãos e um ambiente mais saudável para as gerações futuras.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *