Fim de Ano da Magia – Programação
05/12/2013
Aplicativo de Santa Catarina é destaque mundial
05/12/2013

Livro sobre projetos para o Terceiro Setor será lançado nesta quinta na Capital

O que é um projeto social e qual o seu papel na sociedade? Como criar e escrever para concorrer aos editais públicos e privados?O que fazer para garantir a continuidade quando acabar a verba de patrocínio? Quais os caminhos para qualificar aqueles que trabalham numa entidade sem fins lucrativos? As orientações estão no livro “ Um Viés Biocêntrico na Elaboração de Projetos – Desafios e Profissionalização do Terceiro Setor”, da especialista e gestora da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina, Celia Vicente; com participação da Doutora em Educação Ana Maria Borges de Souza e a docente da Rede Escola de Governo, Stella Gomes Bittencourt. O lançamento será na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 19h30, na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis ( ACIF) – Regional Continental ( Rua Fúlvio Aducci, 438).


Ao longo das 176 páginas, a autora apresenta todas as etapas do processo de desenvolvimento de novos projetos, o perfil do Terceiro Setor no Brasil, reflexões sobre a atuação das organizações não governamentais; conceitos para qualificação das entidades: sustentabilidade, projetos e programas sociais, políticas públicas, responsabilidade social, economia solidária, economia criativa e economia verde.

A obra traz ainda experiências bem sucedidas de ONGs catarinenses e um guia social. Um dos diferenciais do livro é a proposta de aplicação da educação biocêntrica nos projetos sociais, baseada no desenvolvimento de uma cultura afetiva, como alternativa para mudar a realidade das comunidades carentes. “ Aplicando este modelo é possível resgatar valores como sensibilidade, afetividade e compaixão, que são fundamentais para uma cultura de paz”, explica Célia Vicente.

A ideia de escrever o livro, surgiu depois que a autora percebeu, durante reuniões para firmar parcerias, as dificuldades enfrentadas por instituições sem fins lucrativos em elaborar projetos. ” Percebi que a maioria perde oportunidades de obter recursos para bancar as atividades, por meio de concorrência em editais públicos e privados, por falta de conhecimento”, revela.

Falta qualificação

A publicação vai preencher uma lacuna no setor. Apesar da relevância do Terceiro Setor na resolução de problemas e questões sociais das comunidades, um dos principais entraves para o desenvolvimento sustentável das entidades é a falta de qualificação dos gestores. Com recursos escassos, a maioria não terceiriza os serviços e depende do trabalho voluntário e informal. Uma pesquisa realizada pela ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina revela que, em apenas 30% das ONGs do Estado a gestão é profissional. Em 70% das organizações sem fins lucrativos, a administração é familiar ou entre grupos de amigos. O crescimento das organizações não governamentais é visível no Brasil e, cada vez mais, ganham importância no desenvolvimento de ações em comunidades com alto nível de vulnerabilidade social.

Segundo o IBGE, até 2005 existiam no País 338 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos ( FASFIL). Este grupo de instituições representa mais da metade (56,2%) do total de 601,6 mil entidades sem fins lucrativos e uma parcela significativa ( 5,6%) do total de 6 milhões de entidades, pública e privada, lucrativa e não lucrativa, que compunham o Cadastro Central de Empresas ( CEMPRE) neste mesmo ano.

Com a publicação, a autora pretende auxiliar gestores, voluntários, articuladores sociais, líderes comunitários e consultores do Terceiro Setor. A promoção é da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina. A publicação foi contemplada no edital do Programa de Apoio a Projetos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Após o lançamento, o livro estará à venda na Livrarias Catarinense, Saraiva e Nobel. Em 2014, serão realizados lançamentos em Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Tubarão.

Serviço:

Quando: 5 de dezembro de 2013
Horário: 19h30
Onde: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Regional Continental
Rua Fúlvio Aducci, 438 – Estreito – Tel.: 3244-5578

(Por Izabel Santos, 04/12/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *