Plano Diretor: centralidades e desenvolvimento
19/12/2013
Trecho de rodovia federal mais perigoso do Brasil fica na Grande Florianópolis
20/12/2013

Lei proíbe lixo no chão na Capital

O Projeto de Lei que proíbe jogar lixo no chão em Florianópolis foi aprovado pela Câmara ontem. A lei entra em vigor aproximadamente em 60 dias após a publicação no Diário Oficial, que deve acontecer somente em janeiro de 2014. A multa será de R$100.

Uma campanha publicitária será veiculada para conscientizar a população durante este período e, terminado o prazo, pode ser aplicada multa por infração. Os recursos com a arrecadação com as infrações serão destinados à Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), que será incentivada pela prefeitura a instalar novos pontos de coleta de lixo.

– A lei pretende alertar a população do quanto o lixo pode ser prejudicial à cidade. Não é punição, é conscientização – explicou o presidente da Câmara de Vereadores, Cesar Faria.

Faria acredita que a fiscalização será realizada por agentes da Guarda Municipal de Florianópolis e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que trabalham para preservação do patrimônio público. Porém, a escolha ainda não foi definida pela Prefeitura.

– Ainda não fomos comunicados sobre essa nova responsabilidade. Mas, acredito que isso não cabe à Guarda – afirmou o diretor da Guarda, Jean Carlos Viana Cardoso.

(DC, 19/12/2013)

 

“Será um puxão de orelha e só”

Autor da ideia fala como irá funcionar a lei na Capital.

Diário Catarinense – O que o fez ter a ideia de criar esta lei?

Cesar Faria – No Rio de Janeiro tem uma lei parecida. Achei que daria certo aqui, afinal as pessoas aqui são educadas e vão entender que isso é para o bem da cidade e para elas.

DC – E se uma pessoa for flagrada e não quiser entregar os documentos para a autuação?

Faria – Se a pessoa desafiar o agente, ele deverá chamar ajuda da força policial. Mas não vai ser assim. Será um puxão de orelha e só. Multa só ocorre em casos extremos.

(DC, 19/12/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *