Seminário Panorama da Infraestrutura de Saneamento em Santa Catarina será realizado na Capital
04/12/2013
Plano mais desagrada do que agrada
04/12/2013

IPTU e ITBI preocupam entidades

Reunião às 14h30min de quinta-feira (04/12), na Câmara de Vereadores de Florianópolis, pretende abrir debate público sobre o aumento de impostos como ITBI e IPTU. Projeto de lei enviado pela prefeitura está para ser votado pelo Legislativo municipal até o fim do ano. O encontro foi marcado ontem, depois que representantes de cerca de 30 entidades estiveram com o presidente César Faria. Na reunião desta quinta-feira estará presente o secretário da Fazenda de Florianópolis, André Luiz de Rezende.
Pelo projeto, a prefeitura propõe aumento da alíquota dos atuais 2% para 3% sobre o valor de venda. Imóveis financiados pela primeira vez pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – como os do Minha Casa Minha Vida –, que hoje pagam 0,5%, também passarão a arcar com a alíquota de 3% – um aumento de 500%. A prefeitura garante que mudanças no IPTU procuram proteger a classe média e isentar famílias de menor renda.
Os novos valores teriam sido obtidos com avaliação de cada imóvel e pesquisas em cartórios. Seriam consequência do processo de reavaliação de planta de valores genéricos iniciado em 2009 e que passou por todos os logradouros. O prefeito Cesar Souza Junior chegou a dizer que ninguém pagará o dobro do que vinha pagando.
Não é o que entende Fernando Willrich, presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e Condomínios Comerciais e Residenciais (Secovi). Para ele, vem um aumento de 123% no IPTU e diminuição de 5% no valor se pago à vista, que cai de 20% para 15%. Willrich diz que as entidades não aceitam os aumentos propostos e exigem audiência pública para tratar do assunto. E explica que a mobilização é necessária pois ninguém sabe o quanto pagará de IPTU.
Na internet há abaixo-assinado contra o aumento de impostos no site Petição Pública (www.peticaopublica.com.br). Digite na busca “contra o aumento de impostos em Florianópolis”.
(DC, 04/12/2013)
 

Menos, meninos!

Por Cacau Menezes (DC, 04/12/2013)
Chama a mãe que o pai tá doido! Além do IPTU, a prefeitura de Floripa quer aumentar aquele imposto para transferir para o seu nome o imóvel que você compra com muito suor. Aumento de até 500%! E sabem quem está a favor? Os partidos que fazem discurso contra os impostos! E sabem o que o secretário municipal da Fazenda disse ontem no DC? Que a classe média tem que pagar mais mesmo. E que o aumento será válido para 2015, para o pessoal correr e transferir o imóvel em 2014. Mais parece uma ameaça… Chama a mãe! Quer dizer, chama o Procon!

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *