A partir de segunda, passagens de ônibus terão desconto por sete dias na Capital
16/12/2013
O novo mapa da Ponta do Leal
16/12/2013

Faixa amarela tinge Santo Antônio

Pintura nas lajotas das ruas do Centrinho do bairro histórico em Florianópolis desagradou a moradores e comerciantes
A nova cor que estampa as ruas de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, tem chamado a atenção de quem vive ou passa por ali. O amarelo escolhido para colorir as lajotas do Centrinho do bairro começou a ser pintado na quinta-feira e não agradou aos moradores e comerciantes.

Para eles, a mudança interfere no perfil da região, marcado pela preservação cultural e histórica.

– É como pintar cidades históricas, como Ouro Preto, descaracterizaria tudo. Não entendo como fazem uma coisa dessas. É uma aberração contra uma área de preservação cultural – diz o proprietário da Casa Açoriana João Otávio Neves, o Janga.

Desmotivado, ele considera a decisão da prefeitura arbitrária e sem sentido e cogita até fechar as portas do local, um dos mais tradicionais estabelecimentos culturais da Capital.

O presidente da Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa, Cláudio Agenor de Andrade, afirma que é um pedido da comunidade que as ruas no Centrinho do bairro fossem revitalizadas seguindo os moldes da Vidal Ramos – na região central de Florianópolis –, no entanto, sem descaracterizar o aspecto histórico do bairro. Segundo Andrade, o objetivo é que o local tenha espaço para as mesas dos restaurantes e para a circulação de pedestres.

Hoje a associação entregará uma pauta de reivindicações para melhorar a estética das ruas históricas ao prefeito Cesar Souza Junior e ao superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Dalmo Vieira Filho.

Região terá calçadão com tráfego de veículos

A assessoria de impresa da Secretaria de Obras informou que a pintura da rua se deve à um projeto de reurbanização da área igual ao da rua Vidal Ramos, no Centro, por isso utiliza a mesma cor. A região será um calçadão onde é permitido o trânsito de carros, mas a preferência é de circulação de pedestres.

(DC, 14/12/2013)

Ipuf manda refazer pintura

Após manifestações contrárias de moradores e comerciantes de Santo Antônio de Lisboa, a pintura amarela das ruas do bairro de Florianópolis vai ser refeita.

A decisão foi do superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Dalmo Vieira Filho, que informou os moradores da decisão durante o evento Prefeitura no Bairro, no sábado. Ele afirmou que também não gostou da cor.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Obras informou na sexta-feira que a pintura da rua se deve a um projeto de reurbanização da área, semelhante ao executado na Rua Vidal Ramos, no Centro da cidade, onde a preferência é dos pedestres.

Mas, segundo Dalmo, houve um equívoco dentro do setor de trânsito do Ipuf, que deveria ter consultado o Patrimônio. Para ele a pintura ficou “exageradamente brilhante”. Esta semana uma nova demão de tinta em tom “cimento” vai ser passada nas ruas, o que vai ofuscar o amarelão.

– O código de trânsito internacional coloca o amarelo como área comum para pedestres e carros, mas temos que observar as particularidades de Santo Antônio. Ali é uma área histórica – disse.

Dalmo alega que mais uma demão de tinta já era necessária e que não houve prejuízo. O secretário explica que assim que soube da falha, na noite de sexta, quando os funcionários já haviam terminado a primeira demão da pintura, ele foi até o local e pediu para o conserto ser providenciado.

Na quinta-feira, será feita uma reunião com a comunidade sobre as mudanças no trânsito.

(DC, 16/12/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *