Polêmica das bikes elétricas chega ao fim
18/12/2013
Bike supera carro em teste de mobilidade em Florianópolis
18/12/2013

Congresso da Copa causa alerta sobre problemas de mobilidade na Capital

Marque na sua agenda e esteja preparado: no dia 18 de fevereiro, uma terça-feira, Florianópolis terá um dia atípico. A Ilha receberá cerca de 1,3 mil participantes para o Fifa Team Workshop, o segundo maior evento pré-Copa do Mundo 2014, que vai até o dia 20.
No pico do verão, o trânsito da cidade terá de dar espaço a autoridades políticas e do futebol do mundo todo, que terão de atravessar os 40 quilômetros que ligam o aeroporto Hercílio Luz ao Resort Costão do Santinho sob os olhos vigilantes do planeta. Florianópolis servirá de parâmetro de organização para o maior evento do futebol.
Apesar dos indicativos de que a cidade poderá viver situação de caos, já que eventos menores como o Iron Man e a Maratona, realizados fora da temporada, já atrapalham o trânsito, o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Segurança Pública, Rafael De Bona, mostram tranquilidade.
Ambos acreditam no sucesso do planejamento em fase inicial de um comitê que, a partir desta semana, irá realizar reuniões semanais para traçar um plano de segurança e de mobilidade. Por isso, a rotina normal da cidade será preservada, tanto que a prefeitura não irá estabelecer ponto facultativo na data.
Entre os participantes do Fifa Team Workshop estão o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e representantes das 32 seleções que disputarão o Mundial do ano que vem.
Ontem, representantes das polícias Militar, Civil e Federal se reuniram com membros do Comitê Organizador Local (COL) e da Secretaria Especial de Segurança para Grandes Eventos, no Costão do Santinho, para a primeira reunião técnica visando alinhar o planejamento.
Os oficiais afirmam ainda ser cedo para dar um panorama de quantos profissionais das forças armadas estarão envolvidos no esquema que também irá contar com Exército, Marinha e Aeronáutica.
De Bona explica que a comissão responsável aguarda algumas definições de datas e horários de chegada das comitivas para que o plano relacionado à mobilidade urbana comece a ser montado.
— Florianópolis é uma capital de eventos. Este (Fifa Team Workshop) envolve comitivas, mas vai ocorrer dentro do padrão que estamos acostumados a fazer — diz o secretário.
As delegações receberão escolta no trajeto, o que indica paralisação no trânsito das avenidas Beira-Mar Norte e Via Extressa Sul (que em situação normal já sofrem engarrafamento) e na SC-401 (rodovia mais movimentada do Estado).
Confira abaixo as áreas que podem ter problemas na época do evento.

(DC, 18/12/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *