Câmara de Vereadores aprova proposta de reajuste do IPTU em Florianópolis
13/12/2013
Agenda de 16 a 22 de dezembro de 2013
13/12/2013

COMDES encerra o ano com importantes conquistas para a Grande Florianópolis

O fim do imbróglio sobre o contorno viário e a consolidação do projeto para criação da Região Metropolitana foram duas das grandes conquistas do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) neste ano. Traçadas no início de 2013, as metas, que ganharam atenção especial das entidades integrantes, estão praticamente concluídas. “Nos dedicamos a essas duas demandas imprescindíveis para o pleno desenvolvimento das cidades da região. Fizemos um trabalho de excelência e o resultado positivo vai beneficiar a todos”, afirma Doreni Caramori Jr., presidente do COMDES.
Com atuação focada do Conselho, que reúne mais de 30 entidades da sociedade civil organizada da Grande Florianópolis, o projeto final para a construção do anel viário foi aprovado e o calendário para o início das obras atualizado. Se todos os prazos acordados junto ao COMDES pelo Ibama, a concessionária Autopista Litoral Sul e ANTT forem cumpridos, o contorno viário inicia em março de 2014 e deve ficar pronto no final de 2017. “Depois da reunião inédita que promovemos cobrando a ANTT e a Autopista, ganhamos ainda mais apoio da sociedade e conseguimos pressionar o governo federal, que finalmente resolveu agir e dar andamento ao projeto”, explica Caramori Jr.
Outra importante conquista foi o desenvolvimento do projeto para criação da Região Metropolitana, que contou com grande participação do COMDES. “Depois de ficar muito tempo fora da pauta do poder público, conseguimos recolocar o assunto em discussão e com avanços significativos. Estamos a um passo de pensar e realizar soluções conjuntas para os problemas macro da região”, diz o presidente do Conselho. O PL já está finalizado e deve ser entregue pelo executivo estadual para votação na Assembleia Legislativa até o final do ano.
Em 2013, o COMDES dividiu suas atividades em grupos específicos de trabalho, focados em três grandes assuntos: governança metropolitana, coordenado por Adriano Ribeiro (IBEC), mobilidade urbana, coordenado por Zena Becker (FloripAmanhã), e saneamento básico, coordenado por Paulo Aragão (ABES). Foram realizadas diversas ações sobre os temas, buscando soluções em comum para a região, entre elas o seminário sobre saneamento básico com a participação da Casan, Comcap e Secretaria de Obras da Capital; levantamento dos principais projetos e obras de mobilidade urbana para a região, inclusive da pesquisa de origem/destino que está sendo realizada pela SCPar; mobilização das entidades nas audiências públicas do contorno viário; seminário sobre regiões metropolitanas e consórcios intermunicipais na Alesc, entre outros.
Institucionalmente, o COMDES também termina 2013 bastante fortalecido. Em todas as reuniões, inclusive extraordinárias, houve participação maciça das entidades com média superior de 50 representantes nos encontros, além da presença dos prefeitos das principais cidades da região e de outros representantes dos poderes público estadual e federal. O Conselho ainda aprovou seu regimento interno, encorpando a estrutura administrativa, e criou uma nova identidade visual, consolidando sua atuação e gerando conteúdo também nas mídias digitais. “Tenho certeza que em 2014 e pelos próximos anos o COMDES terá ainda mais força e representatividade para batalhar pelo desenvolvimento das cidades e das comunidades da Grande Florianópolis”, destaca Doreni Caramori Jr.
Sobre o COMDES
O Conselho, formado por mais de 30 entidades representativas da sociedade civil da Grande Florianópolis, atua em questões como mobilidade, transporte, turismo, construção civil, preservação ambiental, saneamento básico, governança metropolitana, entre outras. As entidades integrantes são:
Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC);
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES);
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH);
Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA);
Associação Catarinense de Engenheiros (ACE);
Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE);
Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (ACIBIG);
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF);
Associação Comercial e Industrial de Palhoça (ACIP);
Associação Comercial e Industrial de Santo Amaro da Imperatriz (ACISAI);
Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO – CDL/SJ);
Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEAGRO);
Associação dos Usuários das Rodovias do Estado de Santa Catarina (AURESC);
Câmara de Dirigentes Lojista de Florianópolis (CDL–Florianópolis);
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU);
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC);
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI-SC);
Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC)
Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio);
Florianópolis Covention & Visitors Bureau;
FloripAmanhã;
Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Floripa Interativa (CERTI);
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC);
Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC);
Observatório Social de São José;
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis;
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Florianópolis (SESCON);
Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC);
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS);
Sindicato dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (SINDIMÓVEIS);
Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (SENGE-SC);
Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (SINDUSCON).
(AllPress, 12/12/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *