Plano Diretor retarda parques
09/12/2013
Confraternização promovida pela Abav-SC
10/12/2013

Cesar Junior defende pressa sobre novo Plano Diretor e critica "minoria ruidosa"

Artigo de Cesar Souza Junior, Prefeito de Florianópolis (DC, 08/12/2013)
Por que a pressa? Essa tem sido uma pergunta recorrente nesta fase final de aprovação do novo Plano Diretor. Não basta o paroxismo de sete anos e mais de 1,5 mil audiências públicas, não basta Florianópolis estar entre os 5% de municípios que não têm um Plano Diretor ajustado ao Estatuto das Cidades, não basta o crescimento selvagem dos últimos anos. Se tudo isso não basta para uma pequena, porém ruidosa, influente e poderosa minoria, procurarei de maneira breve reiterar o por quê da determinação em aprovar a nova lei.
O plano atual é completamente defasado. Separa a cidade por zonas exclusivas ; está desconectado da realidade, considerando áreas verdes bairros inteiros já consolidados; não protege nossa natureza e patrimônio histórico; permite um futuro caótico; deixa na ilegalidade mais de 25 mil pequenos negócios e empreendedores individuais; não protege áreas para a habitação popular; ignora estudos e obras compensatórias para mobilidade urbana em empreendimentos geradores de tráfego; não prevê centralidades nos bairros; ignora o potencial náutico; permite o parcelamento urbano predatório, entre outros vários problemas.
O plano atual faz muito mal a Florianópolis. Mas faz muito bem a alguns grupos. Fico entristecido em ver pessoas se insurgirem sem ler nada do projeto, com a ausência de propostas realistas, com a vaidade doentia, com a pueril atitude contestatória que nada constrói, com o vil interesse travestido de empreendedorismo. Mas para estas minorias que preferem a eterna discussão à construção de soluções reais e possíveis, tenho uma novidade: a cidade cansou disso. Recente pesquisa independente é categórica: 80% da população quer o novo plano. O desafio agora é fazer esta lei ser cumprida de fato. Para isso, autorizamos concurso público para 100 novos colaboradores arquitetos, urbanistas, geólogos, engenheiros e fiscais.
Agradeço o apoio da imensa maioria que ama a cidade e quer vê-la cada vez mais linda, sustentável e humana. Esse desafio não é só meu ou deste governo. Que todos nos adaptemos, nos conscientizemos e porque não, nos fiscalizemos mutuamente. O envolvimento de todos em defesa da cidade, é nisto que devemos depositar nossas energias. Que nossa paixão por Florianópolis seja canalizada para ações concretas e não para debates intermináveis, conflitivos e frequentemente estéreis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *