Lazer e natureza no Morro da Cruz
29/11/2013
Capital verde e marítima
29/11/2013

Vereadores fizeram mais mudanças no projeto do que o previsto pela prefeitura

Além do discurso de que Florianópolis ganhou com a aprovação do Plano Diretor em primeiro turno na Câmara de Vereadores, o prefeito Cesar Souza Junior (PSD) garantiu que as 305 emendas não desfiguraram as diretrizes do projeto. E defende a alteração na Ponta do Ataliba que permite a construção de marina no bairro Coqueiros, região continental, porque a cidade precisa de marinas.
autorização rendeu a discussão mais forte entre os vereadores nos dois dias de sessão e até microfones precisaram ser cortados para que a ordem fosse restabelecida. A posição inicial do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) era de usar o local para empreendimentos turísticos ou de lazer de até dois andares.
Ao final, ficou decidido que o terreno pode ser utilizado para qualquer tipo de comércio e acompanhado de uma marina. A decisão ajudou a Câmara a aprovar mais emendas que a previsão inicial do Executivo. Antes da votação, Cesar Junior projetava que 200 propostas fossem aceitas.
Quando a tramitação acabou, os vereadores haviam concordado com 305. Mas ele prometeu critério na análise do que foi aprovado pela Câmara e adiantou que pode vetar mudança ocorrida em terreno no Pântano do Sul.
(DC, 28/11/2013)

“Florianópolis precisa ter mais marinas”, diz prefeito Cesar Souza Junior

Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), defendeu a construção de uma marina na Ponta do Ataliba, em Coqueiros. O assunto causou o debate mais acalorado da tramitação do Plano Diretor. Foi preciso desligar os microfones para restabelecer a ordem na sessão. A proposta original era de dois andares e a mudança permitiu seis e estabelecimentos comerciais.
Diário Catarinense — Na avaliação da prefeitura, o Plano Diretor aprovado na quarta-feira foi bom?
Prefeito Cesar Souza Junior — Foi uma grande vitória de Florianópolis ter a capacidade de aprovar uma lei que vai ordenar o crescimento da cidade. O plano atual está descompassado com a realidade da cidade e não reconhece 25 mil comerciantes nem limita a ocupação de locais saturados como a Lagoa da Conceição e o Itacorubi.
DC — Mas foram aprovadas mais emendas do que o previso pela prefeitura inicialmente. Não houve comprometimento?
Prefeito — Não houve desfiguração e todas as emendas foram avaliadas pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).
DC — A Ponta do Ataliba causou as acaloradas discussões entre os vereadores. Por que houve concessão para aumentar o tamanho da permissão para prédios e autorizar uma marina?
Prefeito — O Ipuf reavaliou a situação e permitiu seis pavimentos no local. Em relação à marina, a cidade precisa ter mais marinas. Foi realizada uma avaliação técnica e detectado que a região de Coqueiros comporta esse empreendimento. Mas o bairro, assim como o Abraão, foi bastante preservado porque são áreas com bastante ocupação.
(DC, 28/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *