Vereadores aprovam Ponta do Coral como área turística de lazer
27/11/2013
Florianópolis sedia 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
28/11/2013

Quando vamos deixar o carro na garagem?

Artigo de Beatriz de Sousa Arruda, psicóloga e moradora de Florianópolis (DC, 28/11/2013)
Venho há algum tempo acompanhando as discussões sobre mobilidade urbana e novos modais de transporte coletivo, como o marítimo, o teleférico, o BRT, que em conexão com os ônibus permitirão à população deixar o carro na garagem e passar a usar o transporte de massa, acabando com os engarrafamentos.
Recentemente, precisei pegar um ônibus e pude testar a eficiência deles. Ao me aproximar do ponto, um ônibus acabava de sair e como não consta o nome na traseira ou na lateral, não há como saber se era ou não o “meu ônibus”. Procurei alguma informação no ponto e não existia. E fiquei esperando por quase uma hora até que resolvi perguntar e soube que “meu ônibus” não mais passava por ali. Enquanto na Europa existe painéis que informam não só quais as linhas bem como o tempo que falta para os ônibus chegarem ao ponto, aqui não há qualquer informação. O usuário fica entregue à própria sorte.
Quando embarquei, percebi que além de sorte precisava de preparo físico, porque as escadas são feitas para jovens. No ônibus me vi então jogada para todos os lados até conseguir sentar. Também não há um mapa com os pontos de parada. Pedi ajuda do cobrador, que tinha também a função de ajudar pessoas obesas e as que carregavam criança no colo ou pacotes a passar pela catraca.
Nossos ônibus não passam de latas velhas recondicionadas. Mesmo que tivermos novas modalidades de transporte, continuaremos dependendo desses “latões”. Não somente eu, mas acredito que a maioria da população não vai deixar o carro na garagem. Continuaremos a ter congestionamento. Perde a cidade e perdemos nós, que gostaríamos de ter um sistema de transporte coletivo mais parecido com o do Primeiro Mundo e menos com o da Índia ou do Paquistão.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *