Mobilidade cósmica e lições de vida, por Gilberto dos Passos Aguiar
20/11/2013
Entraves entre prefeitura e TCE adiam licitação para o transporte público de Florianópolis
20/11/2013

Prefeitura de Florianópolis incentiva o descarte correto de lixo eletrônico

Uma caixa verde indica: deposite aqui computadores, monitores, teclados, mouses, impressoras, estabilizadores e cabos. Esta é a novidade colocada em todos os terminais de integração do transporte público de Florianópolis desde o mês passado. São os coletores de lixo tecnológico, mais uma opção para o descarte correto de produtos inutilizados na Capital. Além dos terminais, as caixas estão na sede da Prefeitura, na Câmara de Vereadores e no Parque de Coqueiros, numa parceria entre as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável.
O morador do estreito, Renato Dias, 49 anos, não sabia da novidade ao desembarcar no Ticen (Terminar Integrado do Centro). “Achei interessante a ação”, opinou ao ressaltar que faz o descarte de equipamentos eletrônicos e a separação do lixo reciclável no prédio onde mora.
Segundo o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Jefferson Fonseca, são dois coletores em cada terminal e o projeto da prefeitura é instalá-los no ano que vem em todas as escolas e postos de saúde do município. “Muitas vezes por não saber o que fazer com as peças, muitos estocam em casa. Possibilitar o descarte nos terminais é facilitar esse trabalho”, explicou.
Sugestões de descarte:
Além de supermercados e pontos em órgãos públicos da cidade, as pessoas podem descartar o material nas lojas onde efetuaram a compra ou nos seguinte locais:
CDI
• O Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC) recebe equipamentos de informática como computadores, notebooks, impressoras e mouses através do Programa de Reciclagem Tecnológica (Reciclatec). Existem 20 pontos de coleta cadastrados em Florianópolis e São José. Os resíduos são encaminhados para o Centro de Reciclagem Tecnológica (Certec).
ONG
• A ONG Metarreciclagem, localizada nos Ingleses, em Florianópolis, recebe e coleta resíduos como monitores, CPUs, impressoras, máquinas fotográficas, celulares, entre outros. A Organização não recebe eletrônicos de uso doméstico como geladeiras e fornos.
Cereel
Recebe equipamentos eletroeletrônicos e de informática, desmonta-os e faz a manufatura reversa, destinando cada item para um destino correto.
Capacidade: 20 toneladas por mês (com possibilidade de ampliação) Localização: Rodovia SC 405, 1472ª Fazenda Rio Tavares, Florianópolis
Compuciclado
Empresa especializada na manufatura reversa (desmanche, triagem e destinação ambientalmente correta) de equipamentos de informática e outros resíduos eletroeletrônicos.
Capacidade: até 100 toneladas por mês Localização: Rua Firmino Aloísio Brandt, 82, Centro Empresarial e Industrial Palhoça II, Jardim Eldorado, Palhoça.
(ND, 19/11/2013)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *