Duas secretarias avaliam o transporte marítimo
28/11/2013
Em primeira votação, vereadores aprovam Plano Diretor de Florianópolis
28/11/2013

Prefeitura apresenta Plano de Metas para a região leste da Ilha de Santa Catarina

Metas para a mobilidade, turismo, saúde e educação foram apresentadas nesta quarta-feira pela prefeitura em audiência pública na região Leste da Ilha de SC. Entre os pontos principais propostos à população está a de promover três eventos fora da temporada, além de instalar um estacionamento para bicicletas no Terminal de Integração da Lagoa da Conceição. As sugestões compõem o Plano de Metas que deve ser colocado em prática até 2016.
A reunião foi a última oportunidade para moradores avaliarem o Plano de Metas que está sendo elaborado pelos gestores municipais e para fazerem contribuições em relação as necessidades da região. O encontro marcou também o encerramento das cinco audiências públicas que vêm sendo realizadas desde junho em diferentes pontos da cidade para discutir a cartilha que define os passos rumo ao futuro da cidade.
— Foram discutidas questões pontuais, além de outras para toda a cidade, como ampliar a oferta de creches e dois Centros de Educação Básica e a elaboração de um monitoramento do turismo — conta Paula Schommer, representante da Udesc na reunião.
O movimento Floripa Te Quero Bem, que reúne entidades e associações de classe, acompanha o desenrolar da cartilha de perto. Eles foram responsáveis pelo levantamento de 19 desafios para o desenvolvimento da cidade. No próximo dia 13, integrantes do FTQB se reúnem com o prefeito para avaliar se o plano de metas da Prefeitura vai trabalhar os desafios propostos.
— Queremos saber como o conjunto de metas elaborado pela Prefeitura vai lidar com os desafios propostos pelo FTQB, que são os principais problemas da cidade— explica Anderson Giovani da Silva, gerente executivo do movimento FTQB.
A cartilha que começou a ser elaborada em junho deste ano compõem metas a serem cumpridas pelos gestores até 2016. Nas cinco audiências públicas realizadas secretários municipais discutiram os planos para a cidade e colheram sugestões. De acordo com a lei orgânica do município, aprovada em maio de 2013, ao final de cada ano, o prefeito da cidade deve divulgar um relatório com as ações executadas provenientes do Plano de Metas. A lei que obriga gestores a mostrar o trabalho que está sendo feito foi proposta à Câmara de Vereadores pelo movimento Floripa Te Quero Bem.
Udesc acompanhará de perto
Parceira do movimento Floripa Te Quero Bem, a Universidade do Estado de Santa Catarina implantou o Observatório Floripa Cidadã que vai avaliar e acompanhar a execução do Plano de Metas da prefeitura e por meio de indicadores vai avaliar se a prefeitura estará atingindo as metas ou não.
O comitê consultivo do movimento FTQB também permanece em 2014 acompanhando o desempenho do plano de metas. Para o próximo ano serão apresentados novas ações em relação aos desafios e como estão sendo abordados. Dois seminários também estão previstos para ocorrerm em 2014, onde na oportunidade se espera que a Prefeitura apresente também o andamento do plano de metas.
Floripa Te Quero Bem
O movimento Floripa Te Quero Bem surgiu em novembro de 2011, um mês após entrevista de Guga Kuerten ao Diário Catarinense, quando levantou a possibilidade de ir embora da cidade devido à redução da qualidade de vida.
A declaração levou à realização do Painel RBS, que promoveu um debate sobre o futuro da Capital. Em 2012, a campanha temporária se transformou em um movimento liderado pelo Grupo RBS, Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e Instituto Vilson Groh (IVG).
(DC, 28/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *