Construção de garagem náutica é embargada em Coqueiros
01/11/2013
Audiências públicas sobre contorno viário na BR-101 têm datas marcadas em Biguaçu e Palhoça
01/11/2013

O prefeito Cesar Souza Júnior e colaboradores de governo farão uma visita ao bairro de Jurerê Internacional às 9h30 da próxima quinta-feira (07) para verificar in loco uma série de problemas estruturais que, segundo a Associação de Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional (AJIN), precisam da intervenção do poder público municipal. “Sob pena de, não atendidos com urgência, comprometer sua segurança e sua urbanização”, alertou a AJIN, em documento entregue em mãos ao prefeito.

O prefeito ainda vai aproveitar a ida ao Norte da Ilha para vistoriar as obras que a Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan) está fazendo em Canasjurê. Ele está preocupado com os transtornos a serem provocados na alta temporada, uma vez que, por causa das obras, o trânsito no local será parcialmente interrompido.

Cesar Júnior recebeu na tarde desta quinta-feira (31) o presidente da Associação, João Henrique Bergamasco, e outros representantes da entidade, entre eles, o ex-jogador de vôlei da seleção brasileira André Nascimento. Eles apresentaram uma lista de reivindicações. Mas, de antemão, o prefeito garantiu a recuperação da pavimentação asfáltica da entrada de Jurerê Internacional ainda antes do Verão.

As solicitações feitas pela AJIN trataram da necessidade de limpeza e desassoreamento dos canais fluviais existentes, sendo o mais emergencial o DNOS, entre o bueiro da antiga estrada da Daniela até o rio Ratones, que passa pela estação Ecológica Carijós, bem como a conclusão do sistema de escoamento de água, que depende da aprovação de órgãos ambientais.

“O modelo de macrodrenagem adotado em Jurerê Internacional, concebido há mais de 30 anos, mostra-se insuficiente à vazão das águas pluviais, em face da crescente ocupação do solo com construções, aumentando a sua impermeabilização, e da insuficiência do sistema final de escoamento”, alertaram.

Outras reivindicações disseram respeito à urgente necessidade de recuperação e padronização da sinalização de trânsito e a atualização e padronização da sinalização de ruas e destinos turísticos. Mas também foi solicitada a pavimentação das ruas e avenidas que possuem rebaixamentos e desníveis no calçamento com lajotas e uma nata de asfalto nas avenidas Búzios, Raias e Salmões, especificamente.

Além disso, foi pedida uma revisão das passarelas de acesso à praia, construídas para proteger a vegetação e evitar trilhas indevidas, que apresentam falhas no piso de madeira e em suas laterais. E a presença e ação da Guarda Municipal durante a alta temporada. “O bairro torna-se terra de ninguém. O pessoal (referindo-se sobretudo aos turistas) para em cima de calçadas e de vagas para deficientes”, disse o presidente da AJIN, que é cadeirante.

Beach clubs

Somente no final da audiência é que o assunto beach clubs veio à tona. O prefeito defendeu a realização de uma reunião com representantes destas casas, com vistas a ordenar o seu funcionamento no Verão. Mesmo assim, Cesar Júnior adiantou que sua intenção é fazer com que os alvarás sejam cumpridos. “E a Prefeitura será o órgão fiscalizador disso”, garantiu.

(PMF, 31/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *