Ocupação de área desanexada do Parque do Tabuleiro está na mira do Ministério Público
04/11/2013
Programa ReÓleo está oficialmente no Guinness Book 2014
05/11/2013

Grupo RIC adota praça pública da Avenida do Antão, em Florianópolis

A praça pública situada na altura do número 637 na avenida do Antão, no Morro da Cruz, em Florianópolis, na entrada do Morro do Horácio, será revitalizada em uma parceria público-privada. A adoção foi feita pela RIC TV Record, responsável a partir de agora pela limpeza, adubação, poda e conservação dos canteiros do local. A assinatura do termo foi feita na última quinta-feira (31).

Elizete Marques, diretora da escola do Morro do Horácio, espera melhorias para o local. Foto: Marco Santiago/ND


A iniciativa faz parte do projeto Adote uma Praça, relançado pela prefeitura no início deste ano para incentivar o cuidado de praças, parques e canteiros. A Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e a ONG Floripamanhã buscam parceiros para ajudar a readequar os espaços públicos da Capital. Até agora, 70 espaços foram adotados por empresas privadas em dez meses de projeto.
Segundo Bruno de Souza, superintendente-adjunto da Floram, a RIC TV Record ficará responsável pela manutenção e revitalização do espaço. “A empresa tem liberdade para trabalhar a área como quiser, mas qualquer alteração deverá passar pela Floram. Este tipo de iniciativa é importante, pois ajuda a conservar os locais em favor da comunidade. Só temos a agradecer à Record”, comentou. A prefeitura continua responsável pela iluminação, fiscalização e abordagem a pessoas no local para garantir a segurança da praça.
A adoção e reforma da praça faz parte do movimento Sou Bem Floripa, lançado pela RIC TV Record para promover pequenos gestos que fazem grandes diferenças em Florianópolis. A emissora trabalhará com uma equipe de jardinagem e um arquiteto para fazer uma análise técnica e estudar quais melhorias serão feitas, como a colocação de gramados e bancos, a pintura de muros e brinquedos, cercas e plantas.
“Este é um gesto de envolvimento e engajamento com a comunidade, característica do Grupo RIC e do movimento Sou Bem Floripa. Por ser uma empresa preocupada com Florianópolis e seus moradores, o Grupo participa deste projeto de adoção de áreas públicas tão bem conduzido pela Floram e pela ONG FloripAmanhã. Ver as crianças da comunidade do Maciço do Morro da Cruz brincando será sempre um prazer e satisfação”, enfatizou Marcelo Corrêa Petrelli, presidente-executivo do Grupo RIC.
Espaço pode ser usado para educação
Usar a praça como forma de aprendizado para crianças é a proposta de Elizete Maria Marques, diretora da Escola Desdobrada Municipal Osvaldo Galupo, onde também funciona o Núcleo de Educação Infantil do Morro do Horácio. Uma das professoras da escola fez uma aula experimental com as crianças no local este ano e, para Elizete, ali seria um espaço comunitário que poderia ser bem aproveitado.
“Seria interessante fazer um trabalho de estudo de meio com as crianças, onde elas poderiam aprender sobre plantas, fauna, a estrutura do local, os materiais que são utilizados ali”, explica ela. Segundo Elizete, não há muitos espaços em volta da escola que possam ser aproveitados desta forma e pensar a praça como um conteúdo pedagógico seria importante para as crianças terem contato com o espaço público.
Fanny Petit, de 50 anos, mora há oito anos em frente à praça e, quando recebe visitas de amigas e familiares com crianças, o espaço é utilizado para as brincadeiras. Mas, para ela, o ideal seria fazer uma série de melhorias no local. “É um espaço bom, onde as crianças da região brincam bastante nos fins de semana. Mas poderia ser melhor aproveitado, com mais brinquedos, lixeiras e mais cuidado e segurança”, diz ela.
(ND, 02/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *