Como estará Florianópolis em 2040?
06/11/2013
Verde que te quero
07/11/2013

Florianópolis ficará mais florida com novo modelo paisagístico de canteiros

Uma cidade mais florida, colorida e bem-cuidada. É isso que propõe o novo projeto da Prefeitura de Florianópolis que desde o mês passado redefine os modelos de paisagismo usados nos canteiros e rótulas da Capital. O primeiro local a receber as mudas de plantas é a avenida Beira-mar Norte, no Centro, que começa a ganhar tons amarelos e vermelhos com as novas flores.

Em pontos da avenida, profissionais do Departamento de Praças e Arborização Pública da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) plantam mudas sob um novo conceito. A ideia, segundo o diretor de gestão Ambiental da Floram, João da Luz, é florir as avenidas Paulo Fontes e Mauro Ramos, ambas no Centro, e as entradas dos balneários de Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição, Canasvieiras e Ingleses. Nestes locais, serão feitos desenhos de mandalas com flores de diferentes tipos.

Segundo César Floriano, secretário-adjunto da SMDU (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) da Capital, o projeto começa a trabalhar com canteiros simples, em pontos estratégicos da cidade e, depois, será ampliado para outras áreas.

“Queremos cada vez mais trabalhar com plantas permanentes, que não dependam de muita manutenção. Estamos retomando a ideia de florir a cidade, sem um custo muito alto para a prefeitura”, explica ele. Como comparação, Floriano ressalta que Itajaí tem 100 mil m² de área florida, enquanto Florianópolis tem apenas 10 mil m².

Na primeira etapa do projeto, a Floram trabalha no plantio de flores em frente ao Hotel Baía Sul até a casa da Agronômica. Depois, outros tipos de plantas serão utilizados da casa da Agronômica até o elevado do CIC (Centro Integrado de Cultura). A previsão é que até o fim de novembro a Beira-mar Norte já esteja com um novo desenho paisagístico.

De acordo com Floriano, a intenção é ampliar o projeto e torná-lo contínuo para manter a cidade sempre florida. Os próximos locais trabalhados pela Floram serão a área central da cidade, as entradas dos balneários e a reativação do horto do Ribeirão da Ilha. “Queremos a cidade florida e isso implica em um grande trabalho, inclusive da população. As pessoas têm que aprender a cuidar da cidade”, diz ele.

(ND, 06/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *