Plano Diretor da Capital encontra-se em fase final de discussão
24/10/2013
Fundação Catarinense de Cultura promove Fórum de Museus em Florianópolis
25/10/2013

Software de animação criado em Florianópolis será usado na Copa do Mundo 2014

Software desenvolvido em Florianópolis será usado por uma operadora de telefonia para que o público interaja em tempo real com a marca durante a Copa do Mundo 2014. A ferramenta criou o personagem Beto, um “comentarista da galera”, que irá falar com bom humor sobre cada lance nos jogos da seleção brasileira instantaneamente. O programa foi desenvolvido pela AnimaKing, empresa incubada no Sapiens Parque, um dos maiores parques tecnológicos e de inovação do país.

Paolo Conti, diretor da Animaking | Foto: Daniel Conzi


A iniciativa, inédita no Brasil e até mundialmente, foi originalmente criada para produção de animação para séries de televisão, mas por sugestão da agência Wunderman, de São Paulo, houve uma customização da ferramenta. A mudança permitiu à operadora de telefonia Vivo criar essa personagem virtual. Testado no dia 10 de setembro durante o jogo entre as seleções do Brasil e Portugal, o torcedor interativo foi aprovado e será utilizado na Copa do Mundo de 2014.
De acordo com Paolo Conti, diretor da Animaking, o software se trata de um conjunto de ferramentas de animação em tempo real que cobrem uma série de movimentos e expressões do personagem. “O animador usa esses controles para dar vida ao personagem, controlando seus movimentos, expressões, fala, corte de câmeras, mudança de cenário e sound desingn” explica. Dessa forma, segundo ele, o tempo gasto entre a gravação de uma locução (comentário do jogo), animação do personagem e publicação do arquivo de vídeo na internet não ultrapassa 10 minutos.
O uso constante da segunda tela (smartphones e tablets) pelas pessoas na frente da TV é um fator que amplia a importância da criação da Animaking. “Enquanto os torcedores estiverem assistindo aos jogos da seleção, eles poderão ver os comentários bem humorados do Beto”, observa Conti.
Confirma os vídeos de promoção da campanha do Comentarista da Galera:
http://www.youtube.com/watch?v=Wh8VdEAQ0T8
http://www.youtube.com/watch?v=Wh8VdEAQ0T8
http://www.youtube.com/watch?v=VAttdRgOyCs
(PalavraCom, 24/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *