Estudo mostra que tratamento de esgoto aumentou em Florianópolis
23/10/2013
Debate sobre Política de Resíduos Sólidos pauta seminário Lixo Zero
23/10/2013

Reciclagem de óleo de cozinha e sustentabilidade empresarial são destaques da ACIF na Semana do Lixo Zero

Dois programas de preservação ambiental da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o ReÓleo e o Pense Verde, serão apresentados no I Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos de Florianópolis, nesta quinta-feira (24), no auditório da Tractebel Energia. O evento, também coordenado pela ACIF, integra a programação da Semana do Lixo Zero que traz para a cidade várias atividades com foco ambiental.
O Programa ReÓleo, de coleta e reciclagem de óleo vegetal, é destaque na Capital e região metropolitana. Criado em 1998, o ReÓleo atende a Grande Florianópolis, com quase 200 pontos de coleta espalhados por várias cidades. Em pouco mais de 15 anos, o Programa já coletou e reciclou mais de 2,1 milhões de litros do resíduo, que são transformados em produtos de limpeza. Além do número expressivo de litros de óleo vegetal coletados, que deixaram de ser indevidamente despejados em rios, lagoas e lençóis freáticos, o ReÓleo também investe na formação de uma geração mais consciente. Com a palestra interativa “Reciclar é Educar”, reúne musica, teatro e atividades práticas.
Já o Pense Verde é um programa que visa conhecer os hábitos, as políticas ambientais e os impactos gerados por cada área das empresas na execução de suas atividades. Por meio de uma pesquisa direcionada aos seus mais de 3 mil associados, a entidade vai avaliar e pontuar dentro de critérios pré-estabelecidos os pontos positivos de cada empresa, com a finalidade de estimular a consciência e as práticas sustentáveis no meio empresarial.
Segundo o presidente da ACIF, Sander DeMira, estas iniciativas mostram que a Associação amplia sua atuação e também trabalha muito ativamente para a cidade e seus moradores. “Talvez seja um passo pequeno diante de tantos desafios socioambientais no mundo contemporâneo, mas sem dúvida, é uma forma efetiva de contribuir com a melhora do lugar onde vivemos, deixando bons exemplos a todos os associados que nesta entidade se espelham e também às gerações futuras”, diz.
A Semana Lixo Zero 2013 segue até o dia 27 de outubro. As atividades todas gratuitas, tem caráter multidisciplinar e serão realizadas em diferentes locais e voltadas para diversos públicos. A iniciativa é do Instituto Lixo Zero Brasil, que faz parte da Aliança Internacional para o Lixo Zero, movimento internacional de organizações que dissemina o conceito para o mundo.
(ACIF, 23/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *