Projetos para melhorar a vida nas cidades
10/10/2013
Prefeitura apresenta Operação Presença – Verão 2014
10/10/2013

Palestra na CDL aborda qualidade de vida

O aumento da expectativa de vida do brasileiro – que hoje chega a 73,2 anos – vem sempre acompanhado da preocupação com a qualidade desta longevidade. Afinal, se viver muitos anos é bom, ter saúde durante este período é melhor ainda.
Na reunião do Conselho Deliberativo da CDL desta terça-feira, o tema foi objeto de uma palestra do médico Hildebrando Scofano, diretor de Gestão de Serviços Próprios da Unimed Florianópolis. Convidado pela entidade para uma conversa com diretores e conselheiros, Scofano falou de fatores de risco, como o sedentarismo, e métodos de prevenção de doenças – como bons hábitos alimentares e prática de atividades físicas.
Segundo o médico, a qualidade de vida é impactada por quatro fatores principais: estilo de vida (50%); biologia humana, ou seja, a carga genética da pessoa (20%); o ambiente em que vive (20%); e a assistência médica de que ela dispõe (10%).
Scofano criticou a onda de dietas radicais, que fazem a pessoa perder peso rapidamente e engordar depois novamente. “Substitua a dieta por uma mudança de hábitos alimentares”, afirmou. “E use o bom senso, para este novo hábito não se tornar um tormento”, completou. Entre as dicas, não “beliscar” entre as refeições e evitar comer antes de dormir.
O médico também recomendou atividades físicas regulares e pequenas mudanças de hábitos, como deixar o carro um pouco mais longe do trabalho – ou até ir a pé ou de bicicleta trabalhar. “Quem nunca praticou exercícios ou está há muito tempo parado deve começar com moderação. Não vá querer tirar o atraso em um dia”, disse, lembrando a necessidade de cuidados com a atividade irregular, como os jogos de fim de semana.
O lazer e o contato com a natureza foram mencionados por ele como forma de prevenir doenças. “Entregue-se ao tédio ocasionalmente e aperte a tecla ‘pause’ para desligar um pouco, pois o corpo não é uma máquina”, lembrou.
Entre as dicas para uma vida menos estressante, está o que ele chamou de “exercitar a paciência” e fazer as pazes com a imperfeição. “Não é se tornar relaxado, mas saber que a perfeição não existe”, explicou.
Atitude importante
O médico elogiou a iniciativa da CDL em promover palestras como esta para os associados. “Estas conversas têm um cunho educativo e de conscientização muito importantes”, avaliou. “E isso traz um ganho para a sociedade”, completou.
A pedido do presidente João Batista Lohn, o conselho aprovou a proposta de um membro para promover palestras semelhantes para os colaboradores de empresas associadas. O médico palestrante colocou a Unimed Florianópolis à disposição para agendamento dos eventos – seja na CDL ou mesmo nas empresas.
(CDL, 10/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *