Denominações de rua na Capital: a indústria da clandestinidade
25/10/2013
Agenda de 28 de outubro à 03 de novembro de 2013
25/10/2013

Artigo de Marius Bagnati, Diretor de Operações da Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP) (DC, 25/10/2013)
Florianópolis festeja nesta semana 25 anos de investimentos na coleta seletiva e pode orgulhar-se do esforço para garantir a manutenção da qualidade de vida.As iniciativas pioneiras de 1987 resultaram no Projeto Beija-Flor, introduzindo o conceito do Lixo Zero em 13 comunidades. Nelas, com a participação das lideranças comunitárias, toda a matéria orgânica era transformada em composto que alimentava a horta comunitária. Os materiais recicláveis secos eram comercializados, revertendo-se em recursos ao bairro. Paralelamente, trabalho de conscientização era feito nas escolas.
Os melhores resultados à época foram alcançados em Jurerê Internacional, já com a denominação de Projeto Lixo Zero. Durante dois anos, até a requisição da área onde eram triados os materiais, foi possível demonstrar que mesmo em um balneário de fama internacional, é possível tratar os resíduos no local de origem. Hoje, no outro extremo da estratificação social, o Projeto Revolução dos Baldinhos emprega os mesmos conceitos na comunidade Chico Mendes.
A expansão da coleta seletiva para um sistema porta a porta, desde 1994, e ações como as do Museu do Lixo da Comcap, que em 10 anos apresentou a mais de 50 mil visitantes novos valores sobre consumo e produção de resíduos, criaram um ambiente favorável às iniciativas ao longo dos anos.
A CDL articulando um grupo de técnicos voluntários, a Acif coordenando o premiado Reóleo e a FloripAmanhã discutindo o melhor para a cidade são algumas das entidades que, com a Comcap, têm sido responsáveis pelo destaque no cenário nacional. A Semana Lixo Zero é reflexo de um processo. Florianópolis Capital Lixo Zero, mais do que um slogan, é um rumo para o qual todos devemos nos orientar. Pequenos gestos farão a diferença.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *