Desfalcada, Polícia Ambiental não consegue atender demanda em Santa Catarina
21/10/2013
Cidade Limpa: comparação entre lei vigente, projeto original e com emenda mostra diferenças
21/10/2013

Fenaostra reúne mais de 30 mil pessoas em cinco dias de evento

Música, gastronomia e artesanato local levaram mais de 30 mil pessoas à 14ª edição da Fenaostra (Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana), que acontece até domingo (20) às 0h. Somente na sexta-feira, dia em que teve shows de comédia com Darci e da banda Dazaranha, passaram 9 mil pessoas pelo local. Devido ao sucesso, a organização do evento já anunciou a 15ª edição da Fenaostra para o ano que vem, que será realizada de 8 a 12 de outubro.

A artesã Maria Inês Luckmann faz reciclagem de conchas, caramujos, cascas de ostras e escama de peixes para produzir quadros, caixinhas, flores e lembrancinhas. Ela éuma das 45 artesãs que participam este ano do evento. Maria Inês calcula que vendeu mais de 60 peças por dia e que o maior movimento foi no fim de semana. “As vendas foram ótimas, acredito que foi o primeiro ano que tive esse sucesso. É bom para aumentar nosso orçamento e dar visibilidade para o meu trabalho”, comenta ela.

O turista Cláudio Engelberg e a mulher Adriana estavam a trabalho em Florianópolis pela primeira vez e decidiram aproveitar um pouco da cultura da cidade e da Fenaostra. Além de comer, eles também levaram para casa dois bibelôs do estande de Maria Inês. “Adorei o artesanato local e achei ótima a ideia da feira. Meu prato preferido foi a ostra gratinada”, contou ele, que promete voltar.

Além das opções de diferentes pratos de ostras para consumo no local, a associação de maricultores do Ribeirão da Ilha apostou em ostras prontas para levar para casa. As mais pedidas são os tipos in natura e gratinada, mas sabores diferentes como ostra com bacon, com maracujá e de chocolate com pimenta, prontas para levar ao forno, também fazem sucesso ao preço de R$ 12 a dúzia.

Além das ostras gratinadas, havia opções como o risoto e o strogonoff de ostras. Dona Elena Costa Daniel, de 59 anos, moradora do Monte Verde, aproveitou o fim de semana para almoçar na Fenaostra e comer um strogonoff de ostras. Apesar de achar que falta mais espaço para sentar (cabem 1.800 pessoas acomodadas), ela participa todos os anos do evento e adora apreciar a gastronomia local. “É tudo de bom aqui, tem ostras para tudo quanto é gosto”, diz ela que, este ano, foi na sexta e no domingo na festa.

(ND, 20/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *